TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARAÇÃO DO ORÇAMENTO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS

Trabalho Universitário: COMPARAÇÃO DO ORÇAMENTO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

No trabalho que será apresentado serão abordados dez assuntos específicos. São eles: Conceito de Orçamento; Orçamento Geral; Orçamento Flexível; Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão; As questões tributárias para o orçamento; Isenção e imunidade tributária; Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa; A comparação do orçado o realizado com a utilização dos métodos quantitativos.

O propósito deste é esclarecer e colocar em pratica as teorias que nos foram apresentadas em sala de aula.

Será feito uma breve conceituação de cada item, buscando entendimento mais profundo de cada um deles.

2 DESESNVOLVIMENTO

* Conceito de Orçamento: Expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período especifico; Plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futurodefinido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.

*Orçamento Geral: Expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período especifico e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas.

Expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras. Como segue abaixo:

1 – ORÇAMENTO OPERACIONAL:

Orçamento de Vendas;

Orçamento de Produção

Orçamento de Compra de Materiais Diretos

Orçamento de Mão-de-Obra

Orçamento de Custos dos Produtos Vendidos

Orçamento de Despesas de Marketing, Distribuição, Administrativas

Demonstração de Resultado Orçada

2 – ORÇAMENTO FINANCEIRO:

Orçamento de capital ou investimento

Orçamento de caixa

Balanço Patrimonial Orçado.

*Orçamento Flexível: É ajustado de acordo com as mudanças no nível de atividade

real, sendo necessário à separação dos custos em variáveis e fixos orçados. Para fins de avaliação de desempenho o orçamento flexível é superior ao orçamento estático, pois compara os resultados reais com o resultado orçado para o mesmo nível de atividade dos resultados reais, diferentemente do estático que compara os resultado reais com os resultado projetados para a atividade original.

* Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão: Impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos; Proporciona uma estrutura para a avaliação do desempenho; Motiva administradores e funcionários; Promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa.

* As questões Tributárias para o Orçamento: É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias consequências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores.

* Isenção e imunidade tributária: Isenção é uma hipótese de não-incidência legalmente qualificada. Para outros, é uma exclusão do crédito tributário, pois embora tenha acontecido o fato gerador do tributo (haja incidência), o ente tributante esta impedido de constituir e cobrar o crédito tributário.

As isenções não são extensíveis às taxas, a contribuições de melhoria e aos tributos instituídos posteriormente à sua concessão.

Imunidade tributária é uma proteção que a Constituição Federal confere aos contribuintes. É uma hipótese de não incidência tributária constitucionalmente qualificada.

As imunidades previstas no artigo 150 da Constituição Federal só existem para impostos, mas não podemos esquecer que existemimunidades espalhadas na Constituição em relação às taxas e contribuições especiais.

A imunidade só atinge a obrigação principal, permanecendo assim as obrigações acessórias.

* Balanço Patrimonial: Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

- Passivo compreende as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com