TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Casos: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  268 Visualizações



COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

FAO

2012

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

FAO

2012

Competências Profissionais Pedagogia

Atividade de Autodesenvolvimento

Passo 1: Leia esse relato e imagine tal cena:

“A professora Renata, de uma turma do primeiro ano de escolaridade, leva todos os dias para a sala de aula um livro de literatura infantil e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da história que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, lê em voz alta o trecho que escreveu, acompanhando com o dedo a leitura. Como a biblioteca da escola é pequena, ela pediu a contribuição das crianças para que trouxessem livros, revistas ou jornais de suas casas. No dia seguinte ao pedido, recebeu a visita de Alice, mãe de um aluno, indagando-a sobre o motivo do pedido, já que a maioria das crianças daquela turma ainda não sabia ler.” (Fonte: ENADE 2008 – Pedagogia)

Passo 2: Em aproximadamente dez linhas, elabore um texto que:

a. Apresente e explique duas justificativas pedagógicas que deverão fundamentar a resposta da Professora Renata para Alice.

b. Explique a persistência do analfabetismo funcional, a despeito do trabalho pedagógico realizado nas escolas.

E, quando de fato souber juntar as letras sua leitura, ou seja, aquisição da leitura se dará de forma rápida e de certo modo sem sofrimento. Ouvindo a história narrada pela professora e acompanhando no seu próprio texto a criança pode associar o som a letra que está apontando.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com