TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Artigos Científicos: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  5.390 Palavras (22 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 22

A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem.

“A palavra lúdico vem o latim e significa brincar, estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras e a palavra é relativa também á conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte.” O jogo possibilita a aprendizagem do sujeito e o seu pleno desenvolvimento, que conta como conteúdos do cotidiano, como as regras, as interações com objetivos e o meio e a diversidade de linguagens envolvidas em sua

prática.Desse modo,com base no pressuposto de que a prática pedagógica possa proporcionar alegria aos alunos no processo de aprendizagem, o lúdico deve ser levado a sério na escola, proporcionando-se o aprender por meio do jogo, e aprender brincando. O entendimento do jogo como recurso pedagógico passa pela concepção de que a função educacional da escola é ensinar e que tem objetivos educacionais a atingir.Nessa perspectiva, utilizando em sala de aula, o jogo torna-se então um meio para a realização dos objetivos educacionais, e ao educando, ao prática-lo nesse contexto, deve ser garantida a ação livre, iniciada e mantida unicamente pelo prazer de jogar é atrelada aos objetivos educacionais sistematizados pelo educador.Ensinar por meio da ludicidade é considerar que a brincadeira faz parte da vida do ser humano e que, traz referencias da própria vida do sujeito. Resgatar jogos, brincadeiras, brinquedos que fazem parte da infância traz a possibilidade de se rever sentimentos, sensações, diferentes culturas e linguagens, entre outros aspectos podem contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano.

O papel do professor na prática pedagógica.

Objetivamos apresentar a ludicidade como uma atitude pedagógica do professor nos anos iniciais do ensino fundamental, utilizar como recurso pedagógico, pois a utilização de recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, auxilia a transposição dos conteúdos para o mundo do educando. Nesse sentido a ludicidade, como elemento da educação é passível de demonstrar a evolução humana com base em suas interações sociais, culturais e motoras. O olhar do professor para essa abordagem deve ser o de alguém que insere no ato de brincar, procurando perceber, identificar e ampliar seus conhecimentos práticos, teóricos e táticos. Pesquisas têm apontado que, atualmente, há uma constante necessidade de a escola trabalhar conteúdos programáticos com aplicabilidade prática, correspondendo aos anseios de um aluno que hoje é mais questionador.Os professores não tem poupado esforços para buscar metodologias que sejam significativas e atendam aos interesses e as necessidades não apenas de seus alunos, mas de todos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A ludicidade é uma possibilidade pedagógica que,a arte, o desenho, a dramatização, a dança torna significativo os conceitos a serem trabalhados. A prática pedagógica por meio da ludicidade não pode ser considerada uma ação pronta e acabada que ocorre a partir da escolha de um desenvolvimento de jogo retirado de um livro. É preciso que em suas funções lúdicas e educativa, seja repensada constantemente pelo educador, observando as necessidades e interesses de seu grupo de educandos.

A importância da gestão e organização das classes com vistas á

Aprendizagem.

O grande objetivo das escolas é aprendizagem dos alunos, e a organização escolar necessária é a que leva a melhorar a qualidade dessa aprendizagem.

A direção precisa prover as condições para que administração e as sala de aula realizem seu trabalho;

O que os alunos aprendem em uma série influenciará sua aprendizagem na série seguinte;

As normas disciplinares não podem valer apenas para uma classe, mas são necessárias normas comuns para toda a sala;

Os professores não podem ter diferentes condutas para controlar a disciplina, para tomar decisões de ordem moral ou para desenvolver práticas de cidadania. Os objetivos de formação devem ser definidos cooperativamente, havendo necessidades de certo consenso acerca de princípios e de práticas de cunho moral.

Os professores precisam fazer sua parte, de modo que contribuam para o funcionamento da escola.Cabe-lhes entender que trabalham em parceria com seus colegas, que participam de um sistema de organização e gestão, que há necessidade de definir práticas comuns com relação aos alunos, á conduta docente na sala de aula, ás formas de relacionamento com os alunos, funcionários e pais.

O uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem.

A primeira função lúdica do jogo, expressa na idéia de que sua vivência propicia a diversão, o prazer, quando, quando escolhido voluntariamente pela criança. A segunda seria a função educativa, quando a prática do jogo leva o sujeito a desenvolver seus saberes, seus conhecimentos e sua apreensão de mundo. Nessa perspectiva, a organização do espaço, a seleção dos brinquedos e a interação entre os educandos refletem na ação voluntário da criança e a ação pedagógica do professor. Quando você joga, elabora metas, seus objetivos. Prepara estratégias,sua ação cognitiva e motora no jogo.Escolhe caminhos, elabora hipóteses.Brincar de “faz de conta” vivencia papéis, raciocina e enfrenta desafios. Tenta superar obstáculos, vivencia emoções e conflitos, alegria, ansiedade, organiza o pensamento, supera os problemas, percebe erros e acertos, sintetiza, compreende resultados,vencendo ou perdendo.Para a superação das dificuldades é preciso que você, educador, tenha conhecimento sobre as classificações dos jogos que possibilitam identificar quais atendem aos objetivos elaborados de acordo com as necessidades dos alunos, e do planejamento pedagógico; como organizar um ambiente rico, das interações, lidar com os conflitos afetivos nas relações entre os educandos e como observar os avanços e as dificuldades explicitadas em momentos de jogos por meio de escuta das falas orais e corporais, pois o corpo também fala. É de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como estão postos.

TEMA DO PROJETO: Práticas de Leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com