TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Tese: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  3.589 Palavras (15 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 15

HISTÓRICO – A Escola Classe Vila do Boa, mantida pela Fundação Educacional do Distrito

Federal e localizada na Chácara Vila do Boa, Zona Rural de São Sebastião – DF, solicita Credenciamento. A unidade escolar iniciou suas atividades em 28 de setembro de 1998 oferecendo ensino fundamental, de 1ª a 4ª série e educação de jovens e adultos, fases I e II.

A referida escola foi criada por meio da Resolução 6.325, de 31 de julho de 1998, aprovada pelo Conselho Diretor da FEDF, fl. 12 dos autos. Constam dos autos os documentos necessários ao credenciamento e à autorização de funcionamento: Formulário-Proposta, fls. 16 a 27, Justificativa, fl. 55, Requerimento, fl. 59 e o Parecer da Divisão de Engenharia e Arquitetura – DEA/FEDF, fl. 61.

ANÁLISE – O Departamento de Inspeção do Ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal – DIE-SE/DF, fls. 70 a 72, considera que a Escola Classe Vila do Boa encontra-se em condições favoráveis ao credenciamento.

O prédio em referência não possui Carta de Habite-se, nem Alvará de Funcionamento, embora a Divisão de Engenharia e Arquitetura da FEDF, fl. 61, afirme que a instalação física do estabelecimento de ensino encontra-se em condições satisfatórias para o atendimento a que se propõe.

Na Escola Classe Vila do Boa, em São Sebastião, que até oferece educação em tempo integral, uma quadra de esportes só existe por vontade da própria comunidade. Aos fins de semana, pais de alunos se dispuseram a trabalhar na obra para transformar o espaço de terra em um local de diversão. Apesar de improvisada e sem cobertura, a quadra faz a alegria dos cerca de 270 alunos do ensino fundamental, que se reveza em aulas de futebol e basquete. "Fizemos um projeto de cobertura, mas falta investimento para colocarmos em execução", explica Cristina Guimarães, vice-diretora da escola. Isso possibilita aos alunos ajudas na forma de Educação lúdica.

O lúdico é muito importante na educação infantil e tem por objetivo oportunizar ao Educar dá significados e importância às atividades. É muito importante e estimulante aprender com alegria, as técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento. Portanto é de primordial importância a utilização de brincadeiras e dos jogos pedagógicos, pois os conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades predominantemente lúdico.

O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases.

A criança tem um jeito próprio de encarar as novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e educadores encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria criança que está passando por determinada vivência.

O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no dia-a-dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente. Buscando compreender melhor o mundo infantil e a aceitação da criança nessa nova experiência sugerem-se algumas dicas de como proceder no mundo infantil:

• Buscar organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança;

• No período em que a criança estiver no Jardim de Infância, passar a sensação de um mundo mais lúdico no qual a criança, apesar de estar passando por um processo de educação e aprendizagem, não se sinta educada formalmente.

• Criar hábitos de correção com suavidade e fineza.

• Ao propor atividades para as crianças, conduza-as da melhor maneira possível, de forma que essas venham lembrar-se do momento com saudade.

• Preparar o momento da leitura com maior carinho possível, visto que se trata de um momento mágico para a criança, bem como estimula o crescimento do vocabulário preparando-a para a alfabetização.

• Observar bem os seus alunos, podendo detectar o que pode melhorar ou até mesmo o que deve ser eliminado.

• Ter consciência que punições devem ocorrer para corrigir maus hábitos, porém busque a melhor forma de realizar, fazendo com que a criança tenha consciência do erro.

Ressalta-se que o bom professor aprende junto com seus alunos, antes mesmo de propor a educá-los.

O brincar faz parte do mundo da criança, assim elas aprendem melhor e se socializam com facilidade, apreendem o espírito de grupo, aprendem a tomar decisões e percebem melhor o mundo dos adultos.

Sistematizar o brincar significa uma reorganização da prática pedagógica desempenhada pelo professor, prática essa que deve abandonar os moldes da educação bancária e absorver o lúdico através dos jogos como o instrumento principal para o desenvolvimento da criança. O jogo, e a maneira como o professor dirigem o brincar, desenvolverão psicológica, intelectual, emocional, físico-motora e socialmente as crianças, e por isso os espaços para se jogar são imprescindíveis nos dias de hoje.

No entanto, os modelos de organização e gestão da classe têm um grande impacto na planificação e implementação das atividades académicas e na qualidade e diferenciação dos percursos de aprendizagem dos alunos. Efetivamente, os resultados da nossa investigação puseram em evidência que há uma interação dinâmica entre as modalidades concretas de organização e gestão dos ambientes de aprendizagem, por um lado, e os procedimentos de planificação, implementação e avaliação das atividades. O nosso estudo mostrou ainda que a escolha de determinadas atividades pelo professor obedece a um esquema de progressão gradual, e a diferentes níveis, em direção aos objetivos visados.

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O lúdico: Jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil, podem ser inseridos na educação desde seus primeiros momentos na escola.

Na Educação Infantil e 1º ano, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e frequência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com