TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Artigos Científicos: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  4.663 Palavras (19 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 19

COMPETENCIA PROFISSIONAL

INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como tema o desenvolvimento de um plano de negócio para abertura de uma cafeteria. O problema estudado visou verificar a viabilidade administrativo-financeira e de mercado da abertura dessa empresa, na cidade de Campo Grande.

Tendo como objetivo auxiliar o empreendedor nesta difícil tarefa de programar um novo negócio, servindo como um guia auxiliando na tomada as de decisões, utilizando este guia não apenas para a abertura, mas também para ser aperfeiçoado conforme a necessidade e mudanças estratégicas do empreendimento. Para a elaboração deste trabalho foram realizadas entrevistas com possíveis clientes e futuros fornecedores. Para a elaboração do plano financeiro foi realizado uma pesquisa de mercado com o objetivo de saber os preços praticados pela concorrência e qual o nível de satisfação dos clientes e por fim, depois dos índices calculados e analisados detectarem a viabilidade do empreendimento.

A idéia de abertura da empresa surgiu com a percepção nas mudanças de hábito das pessoas em geral, seguido da observação dos dados apresentados por pesquisas recentes, que demonstram que a área de cafeterias está em plena ascensão, porém com poucas opções, surgindo uma oportunidade de mercado a ser explorada.

JUSTIFICATIVA

Com o desenvolvimento desse projeto pretende-se definir os objetivos do negócio, analisar sua viabilidade, antecipando dificuldades que possivelmente venham a ocorrer.

Segundo informações do SEBRAE, as principais causas de fechamento de empresas no país estão ligadas aos problemas financeiros, inadimplência, falta de planejamento, de capital de giro e falta de clientes. Com a elaboração deste projeto pretende-se identificar essas possíveis falhas que normalmente acontecem e evitá-las para sim ter sucesso na execução do empreendimento.

Segundo Dornelas (2001, p. 96).

Todo plano de negócios deve ser elaborado e utilizado seguindo algumas regras básicas, mas que não são estáticas e permitem ao empreendedor utilizar sua criatividade ou o bom senso, enfatizando outro aspecto que mais interessa ao público-alvo do plano de negócios em questão. [...] Outra característica importante é que ele não deve estar apenas focado no aspecto financeiro. Indicadores de mercado, de capacitação interna da empresa e operacionais são igualmente importantes, pois estes fatores mostram a capacidade da empresa em “alavancar” os seus resultados financeiros no futuro.

Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de café, em 2010 o consumo de café no Brasil teve um crescimento de 5%, com base nesses dados e aliado ao fato das pessoas estarem quase sempre sem tempo para realizar as suas refeições em casa, ou até mesmo devido ao mundo dos negócios ser muito dinâmico, com este plano de negócio busca-se desenvolver um projeto de um ambiente charmoso, no qual as pessoas poderão fazer um lanche, se encontrar com amigos, ler um jornal, uma revista, ou até mesmo tirar um tempo para pensar, ou planejar o dia.

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento desse projeto, serão realizadas pesquisas bibliográficas para a sua fundamentação seguindo os conceitos e princípios de importantes autores, para poder ter uma base sólida para a execução do plano de negócio.

Pesquisas de mercado também serão realizadas, para a identificação das necessidades dos consumidores, essas pesquisas servirão para poder identificar algumas oportunidades de serviços que hoje não são desenvolvidas dentro do ramo de serviços de café expresso, até mesmo para criar um diferencial, alguma vantagem competitiva, essa pesquisa de mercado poderá ser feita através de preenchimento de formulários e entrevistas.

Visitas aos fornecedores serão planejadas, até para alinhar a questão de fornecimento dos produtos que serão comercializados na loja, desenvolvimento de algumas estratégias específicas de logística, pois como se trata de produtos perecíveis, eles precisam ser produzidos pelo fornecedor e deverá ser encaminhado o mais rápido possível para a venda aos consumidores. As visitas aos concorrentes serão realizadas para poder identificar os pontos fortes e fracos, utilizando essas informações para traçar estratégias para aprimorar o que está sendo feito e também para evitar as deficiências que hoje fazem parte dos negócios.

Depois que as informações forem coletadas, estas serão tabuladas para elaboração de gráficos que melhor possibilitem a análise e definição de estratégias.

DEFINIÇÃO DO EMPREENDIMENTO

A seguir os tópicos que correspondem a definição de empreendimento, histórico da empresa, a empresa, missão, organograma da empresa, empreendedores, parcerias, produtos, serviços e tecnologia.

HISTÓRICO DA EMPRESA

A idéia de montar uma cafeteria foi motivada pela constatação da falta de um ambiente mais tranqüilo na região, voltado ao atendimento de pessoas que trabalham em escritórios, pessoas muitas vezes sem tempo para freqüentar um restaurante e que dependem de uma refeição mais rápida a qualquer hora do dia.

A proposta da cafeteria é propiciar um ambiente tranqüilo, onde os clientes poderão tomar um café, fazer um lanche, ler um jornal ou revista, assistir ao noticiário, ou até mesmo uma conversa informal.

Proporcionará café da melhor qualidade, terá um atendimento condizente com a filosofia do empreendimento, refletindo também nas instalações, com isso trará mais conforto e qualidade para os clientes. O nome da cafeteria irá ser Café e Cia, atuará no mercado alimentício e estará localizada no centro de Campo Grande/MS.

O investimento inicial da empresa será de 40.000, totalmente integralizado pelos sócios.

MISSÃO

A missão da cafeteria será Proporcionar um ambiente tranqüilo e agradável, garantindo assim a satisfação dos clientes.

VISÃO

E terá como visão, ser referência no ramo de cafeterias, com inovação e qualidade no atendimento aos clientes em cinco anos.

ORGANOGRAMA DA EMPRESA

A estrutura organizacional do empreendimento será enxuta, com base na administração moderna, poderá sofrer modificações conforme crescimento do empreendimento.

Apresenta-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com