TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICACAO EMPRESARIAL

Exames: COMUNICACAO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 7

Como trabalhar o endomarketing nas empresas?

Analisa de Medeiros Brum estuda e trabalha com Endomarketing desde o início da década de 90, tendo aberto espaço no mercado editorial para esse tema com os livros Endomarketing, 1994; Endomarketing como Estratégia de Gestão, 1998; Um Olhar sobre o Marketing Interno, 2000; Respirando Endomarketing, 2003; Face a Face com o Endomarketing, 2005; e Endomarketing de A a Z, 2007. Como sócia-Diretora da HappyHouse Brasil, agência de endomarketing que criou no ano de 2000, Analisa participou do planejamento e da implantação de processos de Comunicação Interna em grandes empresas brasileiras, hoje consideradas benchmarking nesse tema.

1. O que é endomarketing?

Endomarketing é um processo capaz de promover o alinhamento do pensamento e das ações de uma pessoa às estratégias da empresa na qual trabalha.

2. Quais são os canais de comunicação relevantes para o endomarketing?

Os canais de informação são relevantes para a Comunicação Interna. As campanhas são relevantes para o endomarketing. Como canais de Comunicação Interna, as empresas utilizam os mais variados, de acordo com o segmento de público interno que desejam atingir, mas podem ir desde um simples Jornal Mural até uma TV Corporativa. Hoje, uma tecnologia nova é o E-Mural que gera informações digitalizadas em tempo real, além de veicular campanhas, filmes e pronunciamentos, atingindo todas as Unidades de uma empresa ao mesmo tempo.

3. A empresa decidiu que precisa trabalhar o marketing interno. Qual é o primeiro passo?

O primeiro passo é realizar um diagnóstico para o levantamento das percepções e dos sentimentos do público interno. É preciso conhecer o público interno e saber o que e como ele pensa. A partir daí é que se realiza o planejamento conceitual (definição de posicionamento interno e grupos de conteúdo), o planejamento estrutural (canais, instrumentos e ações) e, por fim, o planejamento criativo.

4. Qual a importância de a empresa compartilhar sua visão, objetivos, processos e resultados aos seus funcionários?

Esse compartilhamento é fundamental. É a essência do endomarketing: gerar significado para o empregado por meio de uma visão, missão, valores, princípios, etc. Além disso, gerar motivação e engajamento a partir da informação correta e transparente sobre o negócio da empresa, seus produtos e serviços, mercado, objetivos, estratégias e resultados.

5. O resultado do esforço de endomarketing é imediato? Quais são os benefícios que ele traz à empresa, aos funcionários e aos fornecedores?

O objetivo maior é o engajamento do funcionário ao que a empresa deseja, especialmente em ambientes de mudança que são comuns, hoje, a qualquer tipo de empresa. Quanto aos resultados, eles acontecem a médio e longo prazo. Mas é importante salientar que nunca uma empresa obtém 100% de resultado, pois está sempre tratando com o ser humano complexo e variável

Marketing de dentro para dentro

Alcançar a satisfação total dos clientes sempre foi e sempre será uma das principais metas a serem atingidas pelas empresas. Mas será que os empresários estão realmente agindo certo para que isso aconteça?

Nos dias de hoje, é comum ver empresas investindo milhões em novas tecnologias, selos de qualidade, ações de marketing e propagandas para que seus clientes sempre cruzem a portaria da recepção com um sorriso no rosto. Pode-se dizer que o caminho não está errado, porém, há uma etapa anterior a ser seguida. O empresário deve, primeiramente, satisfazer seus clientes internos, ou seja, seus colaboradores. A fórmula é simples: onde existem colaboradores satisfeitos e motivados, o bom resultado aparece! O colaborador deve acreditar no produto que vende, deve sentir-se parte da empresa, desse modo, sua credibilidade estará sempre em alta com o cliente externo. Em outras palavras, a satisfação interna irá refletir na satisfação dos clientes da empresa, gerando melhores e maiores retornos. Entretanto, essa atitude não acontece num estalar de dedos. É ai que entra do endomarketing!

Endomarketing é a integração do marketing com o RH que promove a interação funcionário X empresa, criando métodos motivacionais, interação com os familiares, treinamentos, valorizações e ações do gênero para que a satisfação no ambiente de trabalho seja sempre favorável.

Para impactar o cliente externo, o marketing precisa usar de várias ações positivas em seu cliente interno, da mesma forma em que estudaria qualquer outro cliente. Já o RH trabalha com a realidade efetiva dos funcionários. Com essa unificação, o endomarketing tem gerado excelentíssimos resultados aos maiores interessados.

A equipe do Rh conhece, mais que ninguém, os pontos fortes e fracos de seus colaboradores. Já a do marketing domina o mundo mercadológico a ser explorado. É necessária a integração dos dois setores, do contrário, nada poderá ser executado com coerência.

Hoje em dia a maior parte do mercado está ciente e assina em baixo a favor da implantação do endomarketing, porém, ainda há muita resistência em colocá-lo em prática, não pelo seu custo (diga-se de passagem, não é alto, um simples “obrigado” pode ser um começo), mas sim por desconfiança e medo da maior parte das diretorias em perder o poder.

Para finalizar e deixar claro o retorno que o endomarketing oferece, citarei como exemplo uma empresa que adotou a ferramenta e, está cada vez mais em evidência no mercado apresentando um crescimento constante, uma empresa conhecida como GOOGLE! O Google se preocupa com seu colaborador e busca mantê-lo motivado valorizando seu trabalho, pois sabe que seu público interno trabalha com criatividade e precisa ser estimulado e gerar ideias inovadoras a todo o momento. Além de focar na área de recrutamento e seleção, o Google tem sua própria cultura, proporcionando em todos os setores o bem estar do funcionário em primeiro lugar. Há relatos que um grande número de pessoas já trocou (e continuam trocando) seus empregos, nos quais os salários eram superiores aos oferecidos no Google, somente para compartilhar o prazer e a satisfação em trabalhar numa empresa que olha para o funcionário com prioridade. E não há o que contestar sobre os resultados benéficos ao Google. Ou preciso mostrar seus índices de satisfação e resultados internos para provar de vez que o endomarketing funciona?

Programa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com