TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO QUESTIONÁRIO

Projeto de pesquisa: COMUNICAÇÃO QUESTIONÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

UNIFACS- UNIVERSIDADE SALVADOR

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

GILDETE DE JESUS

QUESTIONÁRIO DE COMUNICAÇÃO

SANTO ANTONIO DE JESUS

2013

UNIFACS- UNIVERSIDADE SALVADOR

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

GILDETE DE JESUS

SANTO ANTONIO DE JESUS

2013

1-Não, pois se existe a informação que o descanso semanal acontece as terças-feiras, entende-se que neste dia o estabelecimento encontra-se fechado. O texto está incoerente. A informação dá pra ser entendida, porém há um erro na estrutura do texto, deixando assim o texto incoerente. O texto poderia ser mais organizado, dando uma relação lógica entre as ideias para que o texto fique coeso, como por exemplo: “Aberto todos os dias, menos as terças feira”.

2-Pode, o texto não tem coesão, pois, não existem frases, mas ha coerência, já que existe uma relação e um sentido único.

3-Sim. Pois está evidente que a charge foi produzida a partir de uma transformação do conto de Chapeuzinho Vermelho. O autor dá um novo sentido à história, no entanto, permite ao leitor identificá-la em relação à primeira.

4- Quer dizer que um bom falante é aquele que tem conhecimento das variações linguísticas, conhecimento da norma culta e da gramática natural da língua. O estudo das variações linguísticas, da norma culta e o uso da gramática natural demonstram que em um mesmo país as pessoas podem falar "línguas" bem diferentes, sendo assim, uma pessoa pode se tornar "poliglota" ao estudar a fundo a sua língua materna em todos os seus aspectos.

a)Explique a afirmação: “Um bom falante é ‘poliglota’ em sua própria língua.” (1,0)

A miscigenação de vários povos e as diferenças sociais e culturais culminaram em uma pluralidade linguística, assim ao estudar a língua, considerar-se-á que ela não é uma coisa morta, mas como é usada por pessoas vivas, pode e sofre variações. Essas variações devem-se ao fato das muitas influências de outros idiomas sofridas pelas línguas, além das distinções entre os falantes de uma comunidade linguística. Dessa forma as línguas sofrem variações de acordo com a época, sendo que os falantes, para manterem uma comunicação ativa, devem acompanhar suas variantes e possíveis modificações.

As variantes de uma língua, às vezes, são tão constantes e diversificadas que pode-se dizer que um indivíduo, fala vários idiomas dentro de uma própria língua, podendo afirmar que “Um bom falante é ‘poliglota’ em sua própria língua.”, pois o falante, pra se comunicar em meio à tantas variações, só mesmo sendo um verdadeiro poliglota.

Portanto, garantir aos indivíduos o acesso aos diversos falares, é a melhor forma de incluí-lo na comunidade linguística, pois assim, o sujeito terá liberdade para eleger como usará sua língua. Não ficará condicionado a uma forma rígida, nem será excluído por “ignorância” da língua. Antes, poderá adequar a línguas aos diversos contextos em que estiver inserido.

a) Quais funções da linguagem estão presentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com