TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: CONCEITO DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

A história da Contabilidade existe desde os primórdios da civilização, ela se inicia com a necessidade do homem de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registro que permiti recordar das variações sucessivas de determinadas grandezas, ou seja, criar técnicas para controle e preservação dos seus bens.

Luca Pacioli é considerado o pai da contabilidade moderna, essa rotulação se deu em 1.494 na Itália, quando o mesmo deu início ao pensamento científico da contabilidade, através da publicação de sua obra “La summa de arithmetica, geometria, proportioni e proportionalitá” (SCHMIDT; SANTOS, 2006), onde destacava o método de registro de partidas dobradas.

Diante da necessidade em melhorar o controle do patrimônio das empresas, a contabilidade vem evoluindo bastante nos últimos tempos, criando melhores formas de fazer esse controle e criando sistemas mais eficientes que possibilitem a tomada de decisões e garantam a continuidade e o sucesso das organizações.

2 CONCEITO DA CONTABILIDADE

“Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial” (Hilário Franco 1996).

A Contabilidade pode ser definida como um instrumento utilizado para demonstrar a saúde financeira da empresa, onde relata as informações precisas sobre a situação de uma entidade e fornece informações úteis para auxílio na tomada de decisão, dentro e fora das empresas.

A contabilidade utiliza registros e resume informações relacionadas ao patrimônio das entidades, que é composto por bens, direitos e obrigações.

3 OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O objeto da contabilidade é o controle do patrimônio da entidade e o fornecimento de informações sobre este aos usuários. O patrimônio é definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações, as variações desses itens e sua mensuração.

O objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários (investidores, clientes, fornecedores, gerentes, etc.) demonstrações sobre a composição financeira, econômica e patrimonial da entidade em determinado período.

4 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A escrituração contábil é o registro de todos os fatos contábeis, aqueles que provocam mudanças na composição do patrimônio da entidade, de acordo com o método das partidas dobradas, considerando o plano de contas e os princípios e normas contábeis.

Em uma entidade existe a obrigatoriedade de alguns livros contábeis, onde são chamados de livros de escrituração, os principais livros são os livros diários (registro de todas as transações da entidade, que possa ser expressa em termos monetários) e os livros razão (registro da movimentação ocorrida individualmente em cada conta, cada folha deste livro é destinada a uma única conta).

5 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

A contabilidade é um instrumento de grande importância para as empresas e seus gestores, pois através dela são fornecidas informações úteis e precisas do patrimônio da entidade, e serve para orientação ao empresário sobre a melhor maneira de controlar, economizar, investir e planejar, e com isso aperfeiçoar os processos e desempenhos de sua empresa para auxiliá-lo em uma tomada de decisão, as informações contábeis vai alem do simples cálculos de impostos e atendimentos de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

A contabilidade gerencial e a utilização de registros e controles contábeis com a finalidade de gerir uma entidade, a gestão de uma entidade é um processo complexo, necessitando de uma estrutura adequada de informações, e a principal informação utilizada para a gestão de uma entidade são as informações da contabilidade.

A contabilidade dispõe-se de informações precisas e reais dos documentos, contas e outros fatos que influenciam no patrimônio de uma entidade. As utilizações da contabilidade para fins comerciais destacam-se: a projeção de fluxo de caixa, a análise de indicadores, calculo do ponto de equilíbrio, determinação de custos padrões, planejamento tributário, e a elaboração do orçamento e controle orçamentário.

6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

6.1 DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL

A demonstração contábil é um conjunto de informações que devem ser divulgadas pela administração da entidade para uma prestação de contas a seus sócios e acionistas, através de relatórios e notas explicativas dos auditores. a demonstração contábil é composta pelo balanço patrimonial e pela demonstração do resultado do exercício.

6.2 BALANÇO PATRIMONIAL

O balanço patrimonial, que tem o objetivo de demonstrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade em uma determinada data, é composto de ativo (bens, direitos), passivo (obrigações) e patrimônio líquido (diferença entre o total do ativo e o passivo).

6.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

A demonstração do resultado do exercício tem como objetivo evidenciar a formação do resultado líquido do exercício, diante do confronto entre receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência em determinado período.

7 MISSÃO DA EMPRESA

A missão da empresa tem como objetivo orientar a ação da mesma, definindo ao que se propõe, conhecendo a razão de sua existência, a missão da empresa é um meio necessário para definir estratégias que guiará as ações da empresa e também na demonstração de sua atividade para a sociedade, seja ela (industrial, comercial ou prestação de serviços) a sociedade poderá se favorecer com os benefícios fornecidos pela atividade da empresa, portanto a missão é uma função social da atividade da empresa dentro de um contexto global.

8 VISÃO EMPRESARIAL

A visão empresarial é uma forma de demonstrar a direção que uma empresa pretende seguir ou onde pretende chegar, é também como ela espera ser reconhecida no mercado ou na sociedade que ela esta inserida, é extremamente importante que depois de definida a visão da empresa, todos os seus colaboradores estejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com