TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE CONTABILIDADE DE CUSTO

Dissertações: CONCEITO DE CONTABILIDADE DE CUSTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos de contabilidade de custos

A contabilidade de custos objetiva a mensuração dos gastos necessários à produção de um bem ou de serviços.

As entidades que utilizam a Contabilidade de Custos são as instituições financeiras, as lojas comerciais, a construção civil, as indústrias e quaisquer atividades econômicas que necessitem de identificar o valor de custo do objeto do seu negócio. A Contabilidade Financeira se condiciona às imposições legais e requisitos fiscais.

A Contabilidade Gerencial é voltada à administração da empresa, não se condiciona às imposições legais, tem objetivo de gerar informações úteis para tomada de decisões.

Contabilidade de Custos: voltada à análise dos gastos realizados pela entidade no decorrer de suas operações. Mensura e relata informações financeiras e não-financeiras relacionadas à aquisição e ao consumo de recursos pela organização. Fornece informação tanto para a contabilidade gerencial quanto para a contabilidade financeira.

O Gerenciamento de Custos e Sistemas Contábeis é aplicado com o objetivo de satisfazer os clientes enquanto reduz e controla os custos beneficiando a empresa na plenitude de sua gestão. Um importante componente do gerenciamento de custo é o reconhecimento de que decisões sobre aquisições tomadas hoje muitas das vezes comprometerão a organização na inocorrência de custos subsequentes.

Os custos são essencialmente medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem de arcar a fim de atingir seus objetivos. Classificam-se em:

1. Gastos: Os gastos são o sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer.

2. Custos: Os custos são os gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços.

3. Desembolsos: Os desembolsos são o pagamento do bem ou serviço;

4. Investimento: O investimento é o gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos.

5. Despesas: As despesas se referem a bens e serviços consumidos no processo de geração de receitas e manutenção dos negócios da empresa. Todas as despesas estão direta ou indiretamente associadas à realização de receitas.

6. Perdas: As perdas correspondem a bem ou serviço consumido de forma anormal.

Os custos de produção terminam no momento em que o produto está pronto para a venda. A partir desse momento, todos os gastos efetuados são despesas.

Conceitos de contabilidade geral

A contabilidade é uma ciência e técnica que fornece informação útil para o processo de tomada de decisões económicas. Esta disciplina estuda o património e apresenta os resultados através de documentos contabilísticos ou financeiros.

A contabilidade geral implica a análise a partir de diferentes sectores de todas as variáveis que incidem neste campo. Para o efeito, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com