TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE CONTABILIDADE E CONDIÇÕES FINANCEIRAS

Tese: CONCEITO DE CONTABILIDADE E CONDIÇÕES FINANCEIRAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Tese  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 10

CONCEITUAR OS TERMOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS

1. ATIVO;

Representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade.

Se uma empresa compra uma máquina, esta representa um bem de sua propriedade, portanto um ativo.

Por outro lado, se uma empresa paga determinada quantia, digamos, pela patente de uma invenção, ela passa a ter o direito sobre essa patente. Assim uma patente representa um direito; logo um ativo.

2. ATIVO CIRCULANTE;

Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja realizável a curto prazo, (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas, etc); aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.

3. ATIVO DIFERIDO;

Subgrupo de contas de despesas pré-operacionais e os gastos de reestruturação que contribuiriam, efetivamente, para o aumento do resultado de mais de um exercício social e que não configurem tão-somente uma redução de custos ou acréscimo na eficiência operacional.

4. ATIVO NÃO CIRCULANTE;

São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos:

Ativo Realizável a Longo Prazo

Investimentos

Imobilizado

Intangível

5. ATIVO PERMANENTE;

Grupo de contas que englobavam recursos aplicados em todos os bens ou direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O Ativo Permanente era composto de subgrupos: Investimentos, Imobilizado, Intangível e Diferido. A partir de 04.12.2008 tal terminologia foi extinta pela MP 449/2008, passando a integrar o Ativo Não Circulante.

6. BALANÇO;

É um quadro (mapa, gráfico, etc.) onde é demonstrada a situação econômica/ financeira da empresa na data a que o balanço diz respeito. O balanço avalia a riqueza, isto é, o valor da empresa, mas não demonstra o seu resultado, apenas o apresenta em valor total, sendo a sua demonstração feita num outro documento chamado "demonstração de resultados". O balanço é composto por duas partes, que se encontram sempre em equilíbrio.O Ativo é igual ao Passivo mais o Patrimônio Líquido.

7. BALANÇO PATRIMONIAL;

É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. Demonstração que apresenta a relação de ativos, passivos e patrimônio líquido de uma entidade em data específica.

8. BENS;

Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidades humanas.

9. BENS DE CONSUMO;

São bens não duráveis ou que são gastos ou consumidos no processo produtivo - depois de consumidos, representam despesas, tais como: combustíveis e lubrificantes, material de escritório, material de limpeza, etc.

10. BENS DE RENDA;

Não destinados aos objetivos da empresa (imóveis destinados à renda ou aluguel).

11. BENS FIXOS OU IMOBILIZADOS;

Representam os bens duráveis, com vida útil superior a 1 ano, como imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios.

12. BENS INTANGÍVEIS;

Não possuem existência física, porém, representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos sociais, como marcas e patentes, fórmulas ou processos de fabricação, direitos autorais, autorizações ou concessões, ponto comercial e fundo de comércio.

13. CAPACIDADE DE PRODUÇÃO;

A capacidade de produção da empresa constitui o potencial produtivo de que ele dispõe(slack,1996). Ela, represente o volume ideal de produção de produtos/ serviços que aempresa pode realizar. O volume ideal de produção representa um nível adequado deatividades que permita o máximo de lucratividade e o mínimo de custos, de produção,de produção, de mão-de-obra, de manutenção

14. CAPITAL DE TERCEIROS;

Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

15. CAPITAL PRÓPRIO;

São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio líquido.

16. CAPITAL SOCIAL;

É o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa.

17. CAPITAL TOTAL A DISPOSIÇÃO DA EMPRESA;

Corresponde à soma do capital próprio com o capital de terceiros. É também igual ao total do ativo da entidade.

18. CONTAS DE RESULTADO;

Registram as receitas e despesas, permitindo demonstrar o resultado do exercício.

19. CONTAS PATRIMONIAIS;

Representam os elementos ativos e passivos (bens, direitos, obrigações e situação líquida).

20. CONTAS RETIFICADORAS DO ATIVO;

São contas redutoras classificadas no ativo, tendo saldos credores, por isso são demonstradas com o sinal (-).

21. CONTAS RETIFICADORAS DO PASSIVO

Estas são contas do Passivo com características do Ativo, assim sendo, têm função inversa as do Ativo, estas contas ficam do lado direito do balanço e devem sempre apresentar saldos devedores. Para que uma conta do Passivo tenha saldo devedor é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com