TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Adm Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos De Adm Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 5

10 Conceitos da Administração Financeira

Identificação do Mercado Alvo

Para obter maior beneficio na venda de produtos ou serviços, um posicionamento correto e estratégico do empreendimento, garante o equilíbrio financeiro onde as bases utilizadas são: localização geográfica (limites políticos, áreas comerciais), características demográficas (idade, sexo, estado civil, raça, nacionalidade, religião, tamanho da família) entre outras.

Capital de Giro

O capital de giro é o montante de recursos necessário para que a empresa possa desempenhar suas atividades do dia-a-dia, ou seja, girar a quantidade exigida para o capital de giro dependerá de diversos fatores, como o tamanho da empresa, o setor em que atua a sazonalidade do negócio, etc. Contabilmente, pode-se definir o capital de giro como a diferença entre o passivo circulante e o ativo circulante, ou seja, é a diferença entre as dívidas de curto prazo – como pagamento a fornecedores, salários a pagar, impostos – e as receitas de curto prazo – dinheiro em caixa, aplicações financeiras de curto prazo, recebimento de vendas a prazo. Em suma, o capital de giro é a parcela de recursos de longo prazo (endividamento, capital de sócios) que financiam as atividades de curto prazo da empresa.

Planejamento Financeiro

A administração precisa fazer um planejamento financeiro metódico para avaliar as necessidades futuras para financiamento. A época dos diferentes tipos de financiamentos também é critica para o planejamento financeiro.

As fontes de financiamento incluem: dívidas de curto e de longo prazo, ações ordinárias e preferências, e lucros retidos. Esses, que são lucros acumulados após impostos e dividendos, é uma fonte de financiamento.

Especialmente desejável a capacidade de a empresa expandir suas operações usando os lucros retidos é sinal de solvência financeira, porque tais fundos tornam uma empresa financeiramente autossuficientes.

Estoque

Para que o estoque seja bem administrado é preciso que tenhamos a Curva ABC. Esta curva consiste em listar em ordem crescente ou decrescente os produtos que têm participações maiores, medianas e menores tanto em faturamento quanto em volume de vendas. Assim, nela encontraremos os produtos que respondem pelo maior volume de vendas e faturamento; estes não podem faltar. Com base nesses dados faremos as programações de compra e venda. Haverá sempre a necessidade de um estoque mínimo. Mas apenas o suficiente para a empresa suportar um possível atraso na entrega de seus fornecedores.

Fluxo de Caixa

Sem um controle eficaz dentro de uma organização, a avaliação da atividade se torna difícil, não possuindo informações sobre a rentabilidade e sobre o grau de liquidez da empresa. Estes controles são elaborados a partir de relatórios internos que subsidiam os administradores na tomada de decisões. É através deles que são identificados os pontos fortes e fracos existentes na empresa, bem como as decisões que envolvem investimentos e financiamentos. O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período. É fundamental que o administrador financeiro saiba gerir corretamente os recursos alocados na massa patrimonial ativa da empresa

Contas a Pagar e a Receber

Tendo um controle sobre o fluxo de caixa, a empresa saberá com antecedência quando haverá sobra ou falta de dinheiro, com isso, sua programação financeira será realista, assim, o empreendimento deve contar com um volume tal de recursos que possa suportar todas suas despesas fixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com