TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Projeto de pesquisa: CONCEITO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Segundo Lacombe (2011, p. 381) as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos. Um dos maiores receios dos gerentes, é que após ter o conhecimento adquirido seu colaborador se desligue e vá para outra empresa, fazendo desta forma, que a empresa perca o investimento no funcionário, além disso, pode beneficiar uma empresa concorrente ao contratar o colaborador que já foi treinado pela organização anterior. Este pode ser um dos maiores riscos em treinamento de pessoas, porém medidas de redução de riscos devem ser adotadas antes de iniciar um treinamento.

O objetivo desse trabalho é demonstrar que, utilizando métodos simples de redução de riscos as empresas a médio e longo prazo sentirão o retorno do investimento em forma de produção e motivação e investirão cada vez mais em diversos tipos de treinamento, alcançando um número maior de treinados.

2 CONCEITO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Treinamento significa ”o preparo da pessoa para o cargo” (Chiavenato 1999, p. 20), já a área de desenvolvimentose aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa ”da vida, para a vida e pela vida” (Chiavenato 1999, p. 20), ou seja, treinamento é uma ação de recursos humanos pontual e desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador dentro da organização.

Segundo Almeida (2007) as funções de treinamento e desenvolvimento de

pessoas nas organizações adquire um papel de preparação de indivíduos para o exercício

satisfatório de suas atividades, especificamente no cargo que ocupam. Ultimamente

visualiza-se no treinamento e no desenvolvimento uma maneira eficaz para ampliação

de competências que aumentam a produtividade e a criatividade, como também, à

competitividade no atual mercado.

3 DESENVOLVIMENTO

Capacitar pessoas para contribuir com o crescimento dos resultados organizacionais, por meio de treinamento e desenvolvimento, tendo como objetivo geral, compreendendo sistema de administração de Recursos Humanos. Aplicar os conhecimentos básicos do desenvolvimento organizacional identificando os níveis de mudanças. Identificando e estabelecendo diferentes técnicas e metodologias para o treinamento e desenvolvimento. Adquirir habilidades requeridas na sua atuação profissional. Quando o material humano é devidamente valorizado, traz inúmeros benefícios, tanto pessoais quanto para a empresa. As organizações não devem tratar o treinamento como cursos ou eventos, deve-se visar o aumento da autoestima e eficiência de cada um.

No contexto atual, as organizações se deparam com a busca por profissionais cada vez mais qualificados, por isso a necessidade de critérios específicos para o recrutamento e seleção dos mesmos para ocupação de um cargo. Com isso, surge a necessidade de aplicar o processo de treinamento, visando a qualificação para execução das tarefas, a melhoria da produtividade e o crescimento profissional do colaborador, visto que, quanto melhor o treinamento, mais desenvolvido o colaborador pode ser tornar. E esse desenvolvimento na organização proporciona que o mesmo seja visualizado pelos seus gestores, impactando no seu crescimento profissional na organização. Por sua vez, o treinamento e o desenvolvimento aplicados na organização possuem algumas vantagens, como a possibilidade de capacitar as pessoas, de aumentar a lucratividade, de racionalizar procedimentos e desenvolver pessoas, de aumentar a produtividade, de reduzir desperdícios e retrabalho, entre outros. Além disso, para sua boa execução o treinamento possui algumas etapas, sendo elas, as necessidades a satisfazer, o desenho do treinamento, a condução do treinamento e a última etapa que consiste na avaliação dos resultados obtidos após a aplicação do treinamento. Portanto, tanto o treinamento quanto o desenvolvimento são importantes para o crescimento da organização e dos seus colaboradores, mas é necessário que as etapas de todo o processo sejam feitas com cuidado para que se obtenham bons resultados.

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »