TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO E EXEMPLOS

Tese: CONCEITO E EXEMPLOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

m 1694 foi introduzido o termo “função” por Leibniz, designando qualquer das várias variáveis geométricas associadas com uma dada curva; tais como a inclinação da curva ou um ponto específico da dita curva.

A palavra função foi posteriormente usada por Leonhard Euler em meados do século XVIII para descrever uma expressão envolvendo vários argumentos; i.e:y = F(x). Ampliando a definição de funções, os matemáticos foram capazes de dizer que não são diferenciáveis em qualquer de seus pontos.

Durante o Século XIX, iniciou-se a formalização todos os diferentes ramos da matemática. Por exemplo, a Teoria dos conjuntos, Dirichlet criou a definição "formal" de função moderna, sendo caso especial de uma relação, cuja é um conjunto de pares ordenados, onde cada elemento do par pertence a um dos conjuntos relacionados.

1.2- CONCEITO E EXEMPLOS

Função é uma generalização da noção comum de "fórmula matemática". Funções descrevem relações matemáticas especiais entre dois objetos, x e y=f(x). O objeto x é chamado o argumento ou domínio da função f e o objeto y que depende de x é chamado imagem de x pela f.

Função é uma associação a cada valor do argumento x a um único valor da função f(x). Isto pode ser feito especificando através de uma fórmula, um relacionamento gráfico, e/ou uma regra de associação ou mesmo uma tabela de correspondência pode ser construída. Alguns exemplos:

A noção intuitiva de funções é bem ampla, não se limitando a computações usando apenas números e nem mesmo se limita a computações. A noção matemática de funções é bem mais ampla. As funções são definidas abstratamente por certas relações. Por causa de sua generalização as funções aparecem em muitos contextos matemáticos e muitas áreas desta ciência baseiam-se no estudo de funções. Além disso, funções podem ocasionalmente ser referidas como funções bem definidas ou função total.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 - TIPOS

2.1.1 – INJETORA

Função injetora ou injetiva são funções onde a imagem (DESTINO) vai possuir apenas um domínio (ORIGEM), isto é elementos distintos de X terão valores distintos correspondentes em Y. Considerando a função X (a1 ≠ a2) no domínio corresponderão na imagem Y valores distintos (b1 ≠ b2).

Exemplos:

1)

Gráficos:

2.1.2 - SOBREJETORA

Função sobrejetora ou sobrejetiva é determinada quando o seu conjunto imagem é igual ao conjunto destino. Ou seja para todo y є B, existe pelo menos um x є A.

Tal que f(x) = y.

Exemplos:

1)

.

Gráficos:

2.1.3 - BIJETORA

Função Bijetora ou bijetiva é, ao mesmo tempo, injetora e bijetora, ou seja, para elementos distintos (Diferentes)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com