TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de fato social em Emile Durkheim e o exemplo social

Tese: O conceito de fato social em Emile Durkheim e o exemplo social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 3

1. Explique o que é o conceito de fato social em Emile Durkheim e de um exemplo social.

R. É fato social toda maneira de agir fixa ou não, capaz de exercer sobre o individuo uma coerção exterior, ou ainda que seja geral na extensão de uma sociedade dada.

Exemplo. O casamento é um fato social, porque a sociedade induz o individuo a fazer isso, caso, o contrario ele estará desrespeitando laços culturais tomados pelas igrejas para uma relação boa e duradoura.

2. O que é segundo Durkheim consciência coletiva?

R. Conjunto de crença e sentimentos comuns a media da população de uma dada sociedade

3. Explique o conceito de solidariedade orgânica e solidariedade mecânica.

R. Solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas", ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs.

Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. São justamente essa correspondência de valores que irão assegurar a coesão social.

Solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas). Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.

4. Qual o conceito de ação social em Max Weber

R. Toda ação que para ser realizada leva em conta a ação de outro ou de outros

5. De um exemplo de ação social racional com relação a fins e um exemplo de ação social racional a valores explicando cada um dos exemplos.

R. AÇÃO SOCIAL RACIONAL COM RELAÇÃO AO FIM - Lança mão dos meios que o individuo julga necessário para atingir determinado objetivo. Exemplo. Uma pessoa casar com outra somente para ter uma família, abriu mão de valores emocionais como o amor e levou em consideração somente a vontade de ter uma família.

AÇÃO SOCIAL RACIONAL COM RELAÇÃO AOS VALORES

É uma ação em que o mais importante para o individuo é preservar o seus valores/princípios.

Exemplo. Uma mulher engravidou de um homem a qual ela não amava, mais para defender os valores morais e familiares ela casou-se para não ficar desmoralizada.

6. Por que o tipo ideal, segundo Weber não é o real?

R. Tipo ideal para Max Weber é a constatação de um conceito sobre um fenômeno a partir de suas características gerais e mais salientes. Por exemplo: o capitalismo tem propriedades gerais. Quando você fala a respeito do capitalismo se refere a um tipo ideal, a um termo cujas principais características você domina. Só que pode acontecer que na prática o capitalismo apresente diferenças de região para região, só que você o aborda a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com