TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO HUMANO (CLARETIANO)

Exames: CONCEITO HUMANO (CLARETIANO). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

1. CONCEITUAÇÃO DE HUMANO

O ser humano é um ser que cada vez evolui mais e, acaba assim despertando estudos por parte de filósofos, cientistas, religiosos... Há muito tempo.

O que seria ser humano? Como ele acaba se desenvolvendo? De que forma ele é composto? Qual sua verdadeira importância? Onde começa este ser cheio de dimensões? E onde ele acaba?

Os estudiosos tentam definir o humano como um ser autônomo, racional, responsável, que se constrói ao longo da vida, singular único, relacional e comunicativo. São agentes racionais, ou seja, agentes livres e capazes de tomar suas decisões, sozinhos. Criam seus objetivos e buscam suas condutas por meio da razão.

Nascem homens e pode se tornar pessoas. Surgi assim o homem moral, o homem que reflete sobre si, que se reconhece com “eu” no tempo e no espaço, que é capaz de perceber-se com responsabilidades e refletir sobre suas ações futuras. O homem é composto por extratos biológicos, psicológicos e espirituais, os quais estão diferenciados na natureza humana. O homem é um ser racional, pois sempre busca pensar antes de agir, em cada atitude. Cada um tem sua maneira de agir e pensar, e é livre para tomar suas próprias decisões.

O homem com sua razão é titular de direitos inalienáveis e sagrados, e ocupa um lugar especial na criação, bem como possuí a dignidade que faz se tornar valioso acima de tudo. O ser humano não nasce fisicamente e existencialmente pronto para o mundo. Ele precisa do amor que recebe do outro, ele é considerado um “ser de carência”, por isso sua vida futura dependera do modo que será recebido pela família. O amor é o que possibilita o surgimento da pessoa e vai acompanha-lo, como energia orientadora pelo resto de sua vida. Pois o sentimento é um dos elementos integrantes da estrutura humana e faz este ser humano ter aspirações, desejos e necessidades. As aspirações seriam superar as situações de imediatismo e imanência, em que se encontra buscando novas perspectivas de perfeições e de auto realizações. Os desejos e as necessidades, juntamente com os sentimentos, aspirações e pensamentos compõem a singularidade da personalidade humana. O humano como ser racional é o único que pode transformar o mundo em que vive, mas para isso tem que repensar no que faz e tem feito até agora.

Vive-se uma loucura social... De um lado se quer defender valores religiosos, morais, de outro a influencia da mídia, que muitas vezes não pede licença e entra em nossos lares impondo valores que nem sempre confere com os desejados. Por isso é indispensável o papel da família, célula primeira de toda cultura humana, que é fazer com que seja assegurada a educação que leve ao crescimento dos seus membros e que os verdadeiros valores sejam resgatados.

O homem é fruto da evolução do universo, enquanto não existia o ser humano, o universo era cego, não sabia que era belo. Então foi criado o homem, que é belo e por isso é chamado de cosmo, aquilo que traz beleza.

O ser humano é o único ser vivo que tem noção de sua finitude sabe que sua vida tem começo, meio e fim, é um “ser-para-a-morte”. Dessa maneira, ele não se satisfaz com o que é ou com aquilo que possui. Esta continuamente buscando sempre mais, é um ser finito que procura a perfeição e o absoluto. Saindo da etapa material e mesmo racional, ele se encaminha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com