TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS INICIAIS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Por:   •  15/4/2017  •  Seminário  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITOS INICIAIS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Estrutura: Parte resistente de uma construção ou de uma máquina, ou objeto, cuja função básica é o transporte de esforços.

Ligações externas: Restrições (sujeições) impostas pelo meio exterior à liberdade de deslocamento de pontos da estrutura.

Apoio: Sistema que realiza uma ligação externa. São classificados de acordo com a quantidade e o tipo de vínculos que impõem.

Vínculo: Restrição a um determinado movimento imposta por um apoio. Um apoio pode impor vários vínculos à estrutura.

Esforços: Forças, momentos e tensões:

a) Ação: esforços externos que geram forças e momentos fletores e de torção.

b) Reação: esforços internos que geram forças, momentos e tensões. Só existem quando a estrutura está sob carregamento ativo. São divididos em dois tipos:

I. Solicitantes: geram forças (tração, compressão, cisalhamento) e momentos internos (momento fletor e momento torçor).

II. Resistentes: geram tensões internas (tensão de compressão, tensão de tração, tensão de cisalhamento, tensão de torção).

Uma estrutura está em equilíbrio quando os esforços ativos e reativos apresentarem o mesmo peso e se a reação for superior ou igual à ação. Quando a reação suportar um esforço inferior à ação, e caso a estrutura se rompa significa que está em desequilíbrio.

[pic 1]

Esforços Externos

Esforços externos são provenientes do meio exterior, oriundos da ação de outro sistema. Pode ser classificado como ativo ou reativo.

Esforços externos ativos: Independem dos outros esforços. São os carregamentos sobre uma determinada estrutura. Os esforços ativos são classificados de permanentes quando atuarem constantemente sobre a estrutura (seu peso próprio), e acidentais quando atuam de forma transitória (o efeito do vento nas construções, máquinas e mobiliário).

[pic 2][pic 3]

Esforços Externos Ativos Acidentais                 Esforços Externos Ativos Permanentes

Vento sobre estrutura                                       Peso próprio da estrutura

Esforços Externos Reativos: Existe somente quando a estrutura está sob o carregamento ativo. Correspondem as reações de apoio. Os esforços reativos são determinados a partir do cálculo das equações de equilíbrio.

[pic 4]


Esforços Internos

São solicitações em seus pontos ao longo do transporte de esforços externos. Só existem quando a estrutura está sob carregamento (conjunto de todos os esforços externos ativos aplicados à estrutura). Caracterizam ligações internas de tensões. Esforços internos são ttensões ao longo de uma secção transversal. Representam os efeitos de forças e momentos entre duas porções de uma estrutura reticulada resultantes de uma corte em uma seção transversal. Os esforços internos correspondentes de cada lado da seção seccionada são contrários, haja vista correspondem uma ação e reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (167.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com