TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo dos principais Conceitos e Terminologias de Custos

Pesquisas Acadêmicas: Resumo dos principais Conceitos e Terminologias de Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis,

da Faculdade Anhanguera – Dourados, como desenvolvimento do tema Conceitos Básicos aplicados a área de Custos – Terminologias de Custos, da disciplina de Custos e Formação de Preços.

Orientador: Alexandre Mattos.

Resumo dos principais Conceitos e Terminologias de Custos

Temas abordados: Conceitos de Custos, Despesas, Perdas, diferenciação conceitual sobre Custos Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis.

INTRODUÇÃO

O estudo dos principais conceitos e terminologias de Custos é de extrema importância no mundo corporativo, visto que sua análise e aplicação podem fazer grande diferença na vida dos empresários e investidores que buscam um trabalho de excelência e de maior rentabilidade financeira, através do controle e redução dos mesmos, utilizando modernas tecnologias e atuando também com responsabilidade social. A contabilidade de Custos servia para avaliar os estoques, mas com o passar dos tempos foi observado um novo perfil da contabilidade, ou seja, como um instrumento de administração para a tomada de decisões.

A contabilidade de Custos é a ciência que contempla de forma geral o estudo, a análise e aplicação do sistema de Custos.

CONCEITO DE CUSTOS

Conceituando de forma bem simples, podemos dizer que Custo é o valor que estou pagando por aquilo que estou comprando, ou também o gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. Os custos compreendem gastos empresariais, assim como as Despesas, os Investimentos, as Perdas e os Desperdícios. Segundo o PLT da disciplina no que diz respeito aos conceitos básicos aplicados à área de custos, o objeto de custeio é qualquer produto, atividade, função ou unidade organizacional cujos gastos estejam sujeitos à quantificação, à análise e ao controle pela área de custos.

DESPESAS

A Despesa é um bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas (venda). De acordo com o PLT da disciplina, as despesas são os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, de venda, de pós-venda, de planejamento, de administração, entre outras. Alguns exemplos de Despesas: Administrativas e comerciais: constituem ao lado dos custos indiretos de fabricação o segundo grande grupo que integra o gasto total de bens e serviços produzidos e vendidos e referem-se exclusivamente às funções administrativas e comerciais da empresa.

Despesas Administrativas: são decorrentes do esforço desenvolvido pela empresa no sentido de cumprir eficazmente as suas funções administrativas de planejamento, organização e controle.

Despesas Comerciais: resultam da atividade que a empresa desenvolve com o objetivo de colocar mercadorias e serviços ao alcance do consumidor, influenciando, ao mesmo tempo, as suas decisões de compra.

PERDAS

A Perda é o bem ou serviço consumido de forma anormal e involuntária, e que não se deve confundir com despesa ou custo. Exemplos de perdas: com incêndios, desabamentos, atentados, gasto com mão-de-obra durante um período de greve, o material deteriorado por um defeito anormal e produtos obsoletos. A perda corresponde ao evento econômico diminutivo ao patrimônio líquido, não associada com atividades relacionadas à aquisição de bens ou direitos. Cabe ressaltar que inúmeras perdas de pequeníssimo valor são, na prática, comumente consideradas dentro dos custos ou das despesas, sem sua separação, e isso é permitido devido à irrelevância do valor envolvido.

Diferenciação conceitual sobre Custos Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis:

CUSTOS DIRETOS DE FABRICAÇÃO

São os Custos que podem ser diretamente apropriados aos produtos ou serviços, bastando haver uma medida de consumo.

Segundo o PLT da disciplina, os custos diretos de fabricação podem ser identificados ao produto e, desta forma podem ser mensurados quanto pertence

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com