TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITUAÇÃO DE HUMANO E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Artigo: CONCEITUAÇÃO DE HUMANO E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITUAÇÃO DE HUMANO E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Através dos tempos vê-se diferentes formas de viver e existir. Desde tempos muito antigos, o homem se relaciona com o outro. Esse convívio, por vezes fácil, por vezes complicado, depende da unicidade e totalidade de cada ser. Mas, o que faz o homem ser único e total? O que faz o homem ser humano? Como é o relacionamento e como ele evoluiu com o passar dos anos?

O homem é formado através de suas dimensões: biológica, psiquica, espiritual e social. Quanto à dimensão biológica, pode-se dizer que está relacionado ao corpo da pessoa. É por meio do corpo que o homem faz contato com os outros seres e com o mundo. Ao falar de dimensão psiquica, vem a alma, ‘o que dá vida’. É quando a pessoa se depara com o conceito de essência, que nada mais é, aquilo que faz o ser ser ele mesmo. É essa essência que a torna única. Dimensão espiritual está relacionado a algo superior à materialidade, à capacidade de reflexão. A pessoa vive em sociedade. Ela não pode e nem consegue viver só. Ao se relacionar com o outro, o homem recebe certa influência que o faz ser produto do meio onde vive. A isto, dá-se o nome de dimensão social. Porém, quando fala-se sobre a pessoa, é importante notar que ela é única e ao mesmo tempo total. Única porque cada dimensão é diferente da dimensão do próximo, e total porque não pode-se dividí-la por dimensões. A união de todas as dimensões formam essa totalidade.

Ser humano significa ser essa pluralidade de dimensões que não só, experimenta o mundo, como também a ele próprio. Ele vive em constante transformações e modificações devido ao convívio com o outro, ao espaço onde ele está inserido e à necessidade de se compreender e compreender sua origem.

Ao longo do tempo, o homem é visto de maneiras diferentes. No pensamento grego, tudo está ligado ao destino, o homem nasce predeterminado. No entanto, é aí que ele sente a si mesmo e percebe os acontecimentos do mundo. Neste contexto, o espírito tem superioridade sobre o corpo. No pensamento cristão, o homem está inserido na ordem objetiva e universal que tem seu fundamento em Deus. O cristianismo ensina que o mundo procede da livre palavra criadora de Deus, que diz que o filho de Deus faz-se homem para salvar os homens do pecado. Ele mostra que o verdadeiro amor é entrega, doação e perda voluntária de liberdade. Já na idade moderna, o homem se tornou autônomo, buscando novas formas de vida. Porém, essa ‘autonomia’ não foi capaz de realizar a existência humana e solucionar os problemas da humanidade. Ao invés disso, desencadeou uma crise ética e de sentido. O mundo moderno trouxe para o homem muito desenvolvimento, sobretudo no campo material e assim, o ter passou a ser mais importante do que o ser. Ter se transformou num fundamento para o sentido do viver. Vai-se criando a realização existencial unida ao material. O ter, vai se modificando e essa falsa necessidade nunca é suprida. As pessoas buscam ter um carro melhor a cada ano ou uma casa maior e, por vezes, somente pela necessidade de se equiparar ao colega, mesmo sem ter condições.

Visto isso, o homem precisa compreender que ele depende de outros homens e que o convívio é necessário embora, por vezes, possa parecer difícil. Isto porque as diferentes dimensões do homem o tornam uma pessoa única e com características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com