TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HUMANO E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Ensaios: O HUMANO E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

ALEXANDRE ANTONIO XAVIER ALVES

RA: 1140300

“O HUMANO E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO”

Centro Universitário Claretiano

Curso: Licenciatura em Música

Disciplina: Antropologia. Ética e Cultura

Prof.Juan Antonio Acha

Polo: Maceió

Recife, 12/05/2014

Desde o início do estudo desta disciplina que ficou claro pra mim que o foco é a pessoa, uma nova proposta de ser humano. Mas qual é essa nova proposta? No meu entender é um resgate a essência do “ser” humano e uma negação ao ter, ou ao poder. Entender essa reflexão só possível buscando ao longo da história os vários momentos até os dias atuais.

Na antiguidade o homem já buscava descobrir sua origem. Os gregos da época apresentavam uma dualidade da alma,espírito e do corpo,caracterizando o homem na essência,onde tudo estava ligado ao destino.Com o cristianismo,o homem passa a ser a ordem objetiva fundamentado na fé em Deus,revelando o homem ao homem.A alma perde a ligação de destino e apresenta-se livre criada por Deus.A idade média trouxe uma sociedade teocrática,onde a fé era explicada racionalmente avançando no sentido da compreensão.Logo após surge o renascimento,onde o humanismo predomina e o homem questiona-se sobre seu ser e o sentido de sua vida.Nesse período é importante citar alguns filósofos e sua teorias que muito serviram na construção e compreensão desse tema,como Darwin com o evolucionismo e seleção natural;Nietzsche Com a ideia do homem produto da evolução que o levaria ao super-homem;Marx e Engels,pais do materialismo,onde o homem passa a ser um conjunto de relações sociais,que na verdade destroem o sentido da pessoa individual.

A sociedade atual traz um olhar do ser humano fragmentado, mas que não pode ser visto separadamente, posto que seja uma totalidade e está inserido dentro de um contexto histórico que precisa ser compreendido nesse processo de constituição do ser.Desse aspecto categorizamos quatro dimensões da pessoa humana:a biológica,a psicológica,a social e a espiritual que são facilitadores no entendimento da complexidade do ser humano.Este ser pessoa também se reforça nas três dimensões do ponto de vista humanístico filosófico: a consciência,onde o ser humano sabe de si mesmo;o amor onde o ser é de comunhão e não de solidão e a liberdade,capacidade humana de tornar-se pessoa.

Finalmente lembrar que nessa construção está a ética,principal reguladora do desenvolvimento histórico cultural da humanidade e conjuntos de valores e princípios que usamos para decidir o que podemos,devemos e queremos.E também a moral que é a ética posta em prática.Para exemplificar é o que diz o apóstolo Paulo na sua 1ª carta aos coríntios no livro dos cristãos: “ Tudo me é lícito,mas nem tudo me convém”.

Humano portanto da maneira que compreendo é o conjunto de valores,sentimentos,racionalidade e características biológicas do homem,não de forma fechada mas de maneira aberta como Nicola Abbagnano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com