TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE 2014

Dissertações: CONTABILIDADE 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  5.623 Palavras (23 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 23

1. INTRODUÇÃO

Os fatos que afetam o patrimônio público devem ser contabilizados por competência, e os seus efeitos devem ser evidenciados nas Demonstrações Contábeis do exercício financeiro com o qual se relacionam. A contabilização não pode se restringir ao registro dos fatos decorrentes da execução orçamentária, devendo registrar tempestivamente todos os fatos que promovam alteração no patrimônio.

Os fatos modificativos no patrimônio deve haver o registro sob enfoque patrimonial em função do fato gerador, em obediência aos princípios da competência e da oportunidade. Quando no momento da arrecadação, deve haver o registro em contas específicas, demonstrando a visão orçamentária exigida no artigo 35 da Lei n°4.320/64.

Com tudo isso, há possibilidade de evidenciar as variações patrimoniais (aumentativa e diminutiva) e a execução orçamentária. A escolha do tema em questão tem como objetivo melhorar o entendimento da contabilização, evidenciando o Princípio da Competência através de lançamentos que darão resultado nas contas de receitas e despesas sob enfoque patrimonial. Esta melhoria será condicionada para gerar informações necessárias à tomada de decisões por parte dos gestores públicos e demais usuários da contabilidade atendendo as Normas Brasileiras e Internacional de Contabilidade. E por esses motivos trataremos nesse trabalho sobre relatórios de atividades e conhecimento importante da disciplina contabilidade geral, os principais conceitos, termologias das contas patrimoniais e o uso da contabilidade no patrimônio das empresas, a importância da contabilidade na gestão das empresas em nossas vidas e o que pensamos como profissionais ligados à contabilidade. Serão abordadas também nesta atps, a situação e as definições sobre a empresa (Sem-Info Ltda). Apresentaremos os conceitos da situação do patrimônio da empresa em um determinado período, com a entrega do balanço patrimonial aos diretores com diferenças importantes na contabilidade e em sua gestão que envolve sempre os patrimônios das empresas e de nossas vidas, todos esses conhecimentos serão abordados.

2. ETAPA 1ª: PASSO 1 - RESPOSTA DA FICHA – Das Perguntas Do Questionário de Entrevista de Cada um dos Componentes do Grupo.

WORD CONT ASSESSORIA CONTÁBIL

2.1 : ENTREVISTA DE EMPREGO

Função: Assistente Contábil

Empresa: Word Cont Assessoria Contábil

Nome do Candidato(a): ELTON VALÉRIO DOS SANTOS PAPA

E-mail: eltonvalerio@hotmail.com

1. O processo de tomada de decisão na empresa fica comprometido sem Contabilidade. Comente sobre tal afirmação.

Resposta:

Sim. Sem a contabilidade, é impossível sabermos a situação da entidade, devido às movimentações que teve na empresa tais como: compras, vendas, despesas investimentos entre outras movimentações, todo esse controle se dá pela contabilidade, e é através dos registros contábeis que sabemos se estamos tendo lucros ou prejuízos, e se não tiver a contabilidade dentro de uma entidade é impossível qualquer tomada de decisão; porque necessitamos realmente saber o que está se passando na empresa, e por isso é um instrumento primordial para tomada de decisão.

2. Quais os tipos de informações que a contabilidade oferece aos gestores? Comente sobre cada uma delas.

Resposta:

Os tipos de informações são de ordem econômica e financeira. Ordem econômica: se diz respeito a todas as compras, vendas na empresa, bem como receitas e despesas e são essas informações necessárias para se apurar se a empresa obteve lucros e prejuízos, já o de ordem financeira são as movimentações feitas com dinheiro pela empresa tais como entradas e saídas, tanto do caixa como do banco.

3. Qual o objetivo da contabilidade? Comente sobre isso.

Resposta:

É munir os usuários da contabilidade de informações necessárias, para que se torne conhecida a situação financeira e econômica da empresa naquele determinado momento, num sentido estático bem como fazer projeções futuras.

4. Em sua opinião o que acontece quando se atrasa a escrituração e o registro contábil de uma entidade, fato parecido com o ocorrido na “Sem-info Com. Ltda”.

Resposta:

Quando se atrasa a escrituração e o registro contábil, fica impossível de saber a situação atual da entidade e também de se fazer projeção futura, porque há situações que temos que ter um tempo para alcançarmos o resultado, pois os gestores dependem muito desses registros na data correta e sempre atualizado, para que se possa tomar uma decisão.

5. Relate um fato verídico no qual uma determinada empresa se utilizou da contabilidade e de suas informações para a tomada de decisão. Identifique a empresa e o nome do seu gestor.

Resposta:

O fato se deu com a empresa chamada Ferconox – Ferro, Aço Corten e Aço Inox Eireli - ME, e a gestora é Adilta Portela de Alencar, que estava com a seguinte situação passivo maior que o ativo, e o escritório contábil no qual era responsável pela contabilidade não fazia a escrituração e registros contábeis regularmente, sempre atrasava e não entregava para a gestora as demonstrações do período, com o passar do tempo se depararam com a seguinte situação as receitas não estavam cobrindo as despesas e sempre estavam pedindo empréstimos para cobri-las, quando o banco pediu o balanço, foi aí que alertaram a gestora dessa situação. Aí entrou a tomada de decisão onde foram feitos planos de enxugamento de gastos e parcelamentos de dívidas e vendas de bens.

6. Como última pergunta desta entrevista de emprego, relate quais motivos o levarão a estudar e trabalhar com contabilidade. (livre)

Resposta:

Eu particularmente não queria esse curso, mas devido ao trabalho que arrumei no escritório de contabilidade, fazendo parte do departamento pessoal, vivenciando a rotina do profissional de contabilidade, passei a gostar e posteriormente me interessei, porque devido aos trabalhos prestados por um escritório de contabilidade para uma empresa, pude perceber que um contador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com