TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE

Artigo: CONTABILIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  216 Visualizações

1-Conceito de contabilidade: A Contabilidade é uma ciência social, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com relatórios, demonstrações e análises de natureza econômico-financeira da empresa em determinado momento e sua evolução em determinado período.Há na literatura alguns conceitos de Contabilidade. Para Marion, a “ciência contábil é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa”. Já segundo Ribeiro, a “Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa”. De acordo com Franco, Contabilidade é “a ciência (ou a técnica, segundo alguns) que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação destes fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.

2- O objeto de estudo é o patrimônio de uma entidade.

3- Os objetivos da Contabilidade apresentar corretamente o patrimônio; apreender e analisar as causas das suas mutações (mudanças); prover os diferentes usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio (registros, diagnósticos, demonstrações, análises, prognósticos, relatos, pareceres, planilhas, entre outros).

4- A finalidade da Contabilidade

Sua finalidade, segundo Ribeiro, é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico administrativas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com