TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE AVANÇADA

Ensaios: CONTABILIDADE AVANÇADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

INTRUDUÇÃO

A partir da temática, o texto as responsabilidades e procedimentos éticos no exercício da Auditoria. Como objeto a proposta se propõe a enfatizar a importância da auditória para s sociedade e uma reflexão ética profissional no trabalho do auditor. Por fim a discussão de como a ética pode ser uma aliada da auditoria.

Considerar a ética como aliada ao trabalho da auditoria, porque o trabalho da auditoria intensifica o relacionamento do profissional da Contabilidade como a sociedade e o próprio grupo profissional exigindo destes uma, ressignificação de conceitos éticos na atividade que realizam (CEPC Resolução CFC nº803 / 1996).

Ao conceituar ética consideramos o que diz o Dicionário Aurélio.

Ética estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana do ponto de vista do bem e do mal. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano. (2001, p. 300)

Portando, ser ético pressupõe ter uma postura de julgamento entre o certo e o errado. Pressupõe também um direcionamento nas relações estabelecidas no exercício do contabilista ao desenvolver uma auditoria.

Por sendo assim, o Código de ética Profissional do contabilista (CEPC), na resolução nº 803/1996, no capítulo I o artigo 1º traz o objetivo do CEPC “Este código de ética profissional tem por objetivo fixar norma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando exercício profissional.

É importante ressaltar que para construir a identidade de uma profissão (contabilista) e suas espeficidades profissionais é necessário construir normas éticas de conduta para obrigatoriedade e cumprimento de deveres como também de proibições numa espécie de “Código de ética”.

Sendo a contabilidade uma ciência de supremacia e sendo a auditoria um dos ramos da contabilidade que visa avaliar sistematicamente a rotina das transações, procedimentos, operações ligadas as demonstrações financeiras, é necessário, portando refletir sobre a ética e responsabilidade legal do contabilista, visto que seu parecer diante das atividades de uma organização deve ter legitimidade, legalidade, confiança, integridade, eficiência, senso de justiça, pautada na atitude ética como princípio e diretriz do trabalho que desenvolve. No artigo 2º do CEPC, diz que é dever do contabilista:

I – Exercer a legislação vigente e resguardados os interesse de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissional.

II – Guardar sigilo sobre o que saber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.

Os incisos do Código de Ética CEPC direciona normas de conduta que fortalece a profissão e a atuação responsável com contabilista na ação da auditoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com