TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE CMERCIAL

Exames: CONTABILIDADE CMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  3.232 Palavras (13 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................4

2.1Definições conceituais dos principios da contabilidade........................................4

2.2Regime de Apuração ..........................................................................................7

2.3Metodos de Avaliações de Estoque.....................................................................8

2.4 Operações com Mercadorias e Impostos............................................................9

2.5 Operações Financeiras......................................................................................10

2.6 Demostrações Contábeis...................................................................................11

2.7 Contabilidade e suas Perspectivas....................................................................13

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................15

REFERÊNCIAS........................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é repassar alguns conceitos básicos dos princípios da Contabilidade levando em consideração a crescente complexidade dos negócios, surgidas com a necessidade de um entendimento mais abrangente dos diversos aspectos relacionados às atividades de uma organização pelos usuários diretamente interessados na situação econômico-financeira das entidades, ferramentas indispensáveis que a empresa possui sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, de grande importância para a gestão. Vem contribuindo para a importante responsabilidade do profissional contábil, que deverão estar munidos das suas principais habilidades: esforço, ética, seriedade e confiança, pois, o profissional contábil assume uma função que oferece à sociedade vários benefícios, incluindo menores riscos ao investir e a melhor destinação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1Definições conceituais dos Princípios da Contabilidade

Conforme o CFC, a conceituação, amplitude e enumeração dos princípios, podem entender que os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das Entidades.

São os Princípios fundamentais de Contabilidade:

I- O da ENTIDADE;

II- O da CONTINUIDADE;

III- O da OPORTUNIDADE;

IV- O do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;

V- (Revogado)

VI- O da COMPETÊNCIA e

VII- O da PRUDÊNCIA.

Nota: No item V deste princípio, constava o princípio da Atualização Monetária. Que foi Revogado pela Resolução CFC nº 1.282 (02.06.2010) vigência a partir de 02.06.2010

I- Princípio da Entidade

O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

O patrimônio pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil. Infelizmente muitos dos nossos empresários e administradores não praticam o Princípio da Entidade, uma vez que freqüentemente misturam ou confundem finanças pessoais com finanças empresariais. Acham que a empresa é uma continuação da casa, do lar.

O Princípio da Entidade versa justamente sobre o cuidado ou sobre a relevância em entender que as “coisas” da empresa não devem e não podem ter relação com as “coisas” dos donos ou sócios. Mas o que se vê é totalmente o contrário. Exemplo: alguns administradores fazem retirados do caixa da empresa para pagar dívidas pessoais.

Isso é inaceitável! Essa prática deve ser banida, pois o controle e organização da empresa serão afetados, podendo conseqüentemente ocorrer até mesmo o fechamento da mesma. Portanto, a Pessoa Física deve ser separada da Pessoa Jurídica, caso contrário, certamente problemas na gestão da empresa surgirão.

II- Princípio da Continuidade

O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. Ou seja, as Demonstrações Contábeis são preparadas sob o pressuposto da Continuidade das atividades da empresa; se esse pressuposto não estiver presente, os conceitos básicos estipulados por esta estrutura precisam ser modificados e a devida divulgação precisa ser dada. Exemplo: As empresas são constituídas, normalmente, com prazo de duração indeterminado. Podemos encontrar alguns exemplos no caso de empresas que são criadas para execução de uma grande obra, geralmente tais empresas têm duração certa (que poderá durar o tempo de execução do projeto) e também em casos de falências. Em ambas as hipóteses descritas o patrimônio deve ser avaliado a valor de mercado.

VI- Princípio da Competência

O Princípio da Competência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com