TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Artigo: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  3.927 Palavras (16 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

1. Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade Princípio da Entidade 5

Principio da Continuidade 6

Principio da Competência 6

2. Regime de Apuração 7

Regime de Caixa 7

Regime de Competência 7

3. Métodos de Avaliação de Estoques 8

4. Operações com Mercadorias e Impostos 10

Reconhecimento da Receita 10

Deduções da Receita 10

Impostos e Contribuições na Compra e na Venda (ICMS, PIS e COFINS) 10

5. Operações Financeiras 11

Capitalização Composta 11

Taxas Equivalentes 13

6. Demonstrações Contábeis 15

Balanço Patrimonial e DRE 15

7. Contabilidade e suas Perspectivas 17

As Tendências da Contabilidade 17

8. Conclusão 19

9. Referências 20

Introdução

A Contabilidade é tão antiga quanto a história da civilização, e advém da necessidade humana de registrar e proteger suas posses e controlá-las, organizando assim a sociedade humana economicamente. Com ela evoluíram várias outras áreas do conhecimento e seus instrumentos, como a matemática, que está intrinsecamente ligada à Contabilidade. Esta só conheceu os números abstratos devido a necessidade contábil e vem evoluindo juntamente com a mesma. A economia também é grande aliada da Contabilidade, no sentido de traduzir as informações contábeis e suas demonstrações, tornando-as analíticas e competitivas indicando tendências de mercado positivas, negativas ou até mesmo nulas, conforme cita Iudícibus (2001).

Sendo assim, se faz necessária uma pesquisa acadêmica, que consiga abordar a origem contábil e sua evolução, para assim traçar novas perspectivas e tendências, deixando para traz as tabulações em argila e barro, e vindo para a Era da informática sem perder sua essência e princípios enquanto ciência e instrumento de organização e sistematização social, conforme cita S.(2006).

Informações

A Empresa Comercial Línea Comércio de Móveis Ltda. produz e comercializa diretamente ao comercio varejista, mesas e cadeiras em dois formatos: Mesas Executivas Job 9000 e Cadeira Presidente Executiva 2000.

Atividade

O objeto de conhecimento é estudar de forma Conceitual e Teórica as informações necessárias para cálculos de custos unitários utilizando unidades equivalentes, a formação do preço de venda, o calculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio.

1. Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade

Princípio da Entidade

O patrimônio da entidade não se confunde com o de seus sócios ou acionistas ou proprietário individual. A contabilidade é mantida para a empresa como uma entidade identificada, registrando os fatos que afetam o seu patrimônio e não o de seus titulares, sócios ou acionistas. Este princípio afirma a autonomia patrimonial evidenciando que este não se confunde com aqueles de seus sócios ou proprietários, no caso de sociedades ou instituições. A Contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica. Enfim, o patrimônio da empresa jamais se confunde com o dos seus sócios.

Segundo a resolução do CFC n. 750/1993 o artigo 4º prerroga que o princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Principio da Continuidade

O Princípio Contábil da Continuidade está contido no art. 5º da Resolução CFC nº 750/1993. A continuidade significa que a Contabilidade efetua a avaliação do patrimônio e o registro das suas mutações considerando que a entidade, até evidências em contrário, terá sua vida continuada ao longo do tempo, ou seja, é a hipótese básica de que a entidade cujo patrimônio está sendo contabilizado não está destinada a liquidação ou a qualquer forma de extinção, mas, sim, a continuar operando por tempo indeterminado.

Ou seja, em linhas gerais e reforçando a conceituação ora citada, caso haja a inoperância de mesma por falta de condições financeiras, ou seja, uma eventual falência, a mesma deve cumprir todos os trâmites e registros de encerramento da mesma, mantendo assim o compromisso social e fiscal que caracteriza responsabilidade e bom senso de suas partes conforme a legalidade. Assim, podemos verificar como o Princípio da Continuidade é importante. Ele inclusive vai permitir confronto entre as receitas e as despesas para apuração do lucro mais próximo da realidade em cada período contábil

Principio da Competência

O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Este princípio está ligado ao registro de todas as receitas e despesas de acordo com o fato gerador, no período de competência, independente de terem sido recebidas as receitas ou pagas as despesas. Assim, é fácil observar que o princípio da competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos, mas com o reconhecimento das receitas auferidas e das despesas incorridas em determinado período. O Princípio da Competência implica a coincidência da confrontação de receitas e de despesas correlatas. As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre ao mesmo tempo quando se relacionarem, independentemente de recebimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com