TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Ensaios: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 9

CONTABILIDADE COMERCIAL

A Contabilidade Comercial é o instrumento que oferece o máximo de informações para as tomadas de decisões na empresa. As movimentações realizadas no patrimônio de uma empresa são geridas pela Contabilidade Comercial, resumindo os dados registrados em relatórios e disponibiliza para as empresas .

O estudo da Contabilidade é de grande importância para compreender os conceitos contábeis e ter uma análise profunda dos dados financeiros, planejamento e controle de uma empresa em geral.

2. PATRIMÔNIO

São os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, direitos e obrigações não se envolvendo com questões familiares.

Legislação Comercial

A obrigatoriedade da escrituração contábil respalda-se, inicialmente nos arts. 1.179 a 1.195da Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil Brasileiro). No referido texto está previsto que o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, baseado na escrituração uniforme de seus livros,o balanço patrimonial e o de resultado econômico. A escrituração das empresas deve ser mantida nos registros permanentes de acordo com a legislação comercial e aos princípios de contabilidade.

Legislação Tributária

A Contabilidade é influenciada pelos critérios fixados na legislação fiscal. Este fato, trouxe à contabilidade algumas contribuições muito importantes, mas ainda existem fatores que dificultam prática de princípios contábeis. Desta forma, a contabilidade apresenta resultados distorcidos e as finalidades de controle e planejamento ficam prejudicadas.

Para se conhecer o resultado de um exercício é necessário confrontar as despesas e as receitas correspondentes ao exercício. É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício.São dois os regimes contábeis que disciplinam a apuração do Resultado do Exercício: Regime de Caixa e Regime de Competência.

Regime de Caixa

Neste regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo Caixa.

O Regime de Caixa é realizado em entidades sem fins lucrativos, em que os conceitos de receita e de despesa se identificam, algumas vezes, com os de recebimento e pagamento.

Regime de Competência

Desse regime decorre o Principio da Competência de Exercícios, e por ele serão realizadas a apuração do /resultado do Exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, pagas ou recebidas não importa se as despesas ou receitas passaram pelo Caixa (pagas ou recebidas); o que vale é a data da ocorrência..

O gerenciamento de estoques dentro de uma organização pode ser realizado com os bens da empresa , o estoque é parte do ativo da empresa. Podendo ser até ser maior que contas do ativo circulante, como a conta caixa. O custo de armazenagem é apresenta movimentação constante e o gestor deve estar sempre utilizando um método que, possa diminuir os custos de estoque.

PEPS

O primeiro que entra é o primeiro que sai – FIFO ou first in, first out. À medida que ocorrem as vendas, ocorre às baixas no estoque. Justificando, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada no processo de produção o ou a ser vendida. Alguns métodos de qualidade do sistema:

-Os itens usados são retirados do estoque e a baixa é dada nos controles de

maneira sistemática.

- O resultado obtido espelha o custo real dos itens específicos usados nas

saídas;

-O movimento contínua e ordenada, representa uma condição para o perfeito controle dos materiais, em especial os produtos que podem deteriorar.

UEPS

O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recente adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas

(saídas) (primeiro a sair). O estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo destas unidades.

.

Algumas considerações do método UEPS:

- É uma forma de se custear os itens consumidos de maneira sistemática

- Em períodos de alta de preços, os preços maiores das compras mais recentes

são apropriados mais às produções .

- O argumento mais generalizado em favor do UEPS é o de que procura

determinar se a empresa apurou, ou não, adequadamente seus custos

Custo Médio

Chamado de método a média ponderada ou média móvel,baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos.

O princípio do reconhecimento de receita é que as entidades devem reconhecer a receita na transferência dos bens e serviços aos clientes por um valor que reflita a contrapartida recebida, ou que era para ser recebida, em troca dos bens e serviços fornecidos.

Existem 5 etapas para se cumprir o princípio fundamental do reconhecimento de receita:

1) Identificação do contrato com o cliente

2) Identificação das performance obligations

3) Determinação do preço da transação

4) Alocação do preço da transação as performance obligations

5) Reconhecimento da receita quando a performance obligation é satisfeita

1) Identificação do contrato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com