TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Casos: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

CENARIO EMPRESARIAL

1.1- A Matemática a serviço das empresas.

A Matemática e universalmente necessária no nosso dia-a-dia das empresas principalmente quando falamos de contabilidade ela está totalmente ligada aos cálculos matemáticos, na determinação de valores de impostos, no balanço comercial de empresas, na elaboração dos cálculos trabalhistas, cálculo de folhas de pagamento, fechamento de balancetes, prestação de contas, imposto de renda pessoa física e jurídica entre outras situações se são de fundamental importância para gerar, manter e aumentar o patrimônio de uma determinada entidade.

2.1 – Fatores Ambientais

O Ambiente é o meio mais amplo que envolve toda sociedade, as organizações, empresas etc. Todas as organizações operam em um macro ambiente, que e definido pelos ambientes externos que podem influenciar nas decisões estratégicas fatores como: clientes,concorrentes ,fornecedores ,agencias reguladoras fazem parte de ambiente estável,conservador e previsível tornando assim uma organização mecânica e burocrática por outro lado a instabilidade,as inovações as imprevisões atuam em ambiente instável,a organização orgânica e adaptativa que é a mais indicada mediante as inovações tecnológicas.As mudanças ambientais bem como o planejamento organizacional são atividades comuns em grandes empresas , a delegação de funções ,o encorajamento de espírito de equipes criadas para lidar com as mudanças em matéria prima,novosmercados. Novosprocessos ,marketing,novas leis, novos e mudanças nos hábitos dos clientes.Afim de obter vantagem competitiva sobreviver no mercado e alcançar o sucesso .

3.1 – Aspectos jurídicos do empresário

Incapacidade é a restrição legal em exercer atos da vida civil,no entanto,só haverá incapacidade nos casos em que a justiça determinar,pois a incapacidade é de exercício e não de direitos estes comum a todos.

3.1.1 – Incapacidade Absoluta: é quando a justiça considera o individuo absolutamente inapto de exercício de atividades da vida civil,Apesar de serem proibidos de exercer atividades civis a capacidade do direito e preservada,cabendo assim uma representação por meio de procuração são incapazes absolutos: casos de enfermidade,deficiência mental e ainda em não esta ligado a nenhuma doença como paciente em estado de coma.

3.1.2 – Incapacidade relativa: são indivíduos que não são privados de exercer a vida civil e jurídica, seus direitos se realizam desde que sejam assistidos por seus responsáveis. Dentre estes se destacam os maiores de 16 e menores de 18 anos, que são conhecidos como menores púberes que podem sem supervisão dos responsáveisem atos civis como:

• Servir como testemunha (art.228, l);

• Fazer testamento (art. 1.860,parágrafo único);

• Sermandatários – ser procuradores,ou seja,receber procuração – (art.666);

• Ser responsáveis pelos prejuízos que causarem, se as pessoas por eles responsáveis nãotiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meio suficientes (art.180)

• Ser responsabilizados pelas obrigações que assumirem, quando dolosamente;

• Ocultarem sua idade (art.180)

Pródigos

São pessoas que desperdiçam de forma desordenadamente seu patrimônio ,sem capacidade de desenvolvimento mental lógico ,levando-as a serem interditadas pela justiça,são enquadrados neste grupo os alcoólatras,viciados e toda pessoa que tenha prejudicado de alguma forma a sua capacidade de discernimento.

3.2 – Capacidade.

Consiste na capacidade de contrairdireitos e obrigações de ordem civil,ou seja a capacidade de aquisição ,e possibilidade de aptidão de exercer por si só os atos da vida civil,dependente do discernimento,prudência juízo,distinguir o licito do ilícito e o conveniente do prejudicial.

3.2.1 – Emancipação.

É a possibilidade de aquisição da capacidade civil antes da idade legal, tem quer feita mediante consentimento dopai, se este esteja morto damãe, por sentença do juiz ou ouvido o tutor se o menor cumprir os 18 anos de idade.

• Pelo casamento;

• Pelo exercício de emprego publico efetivo;

• Pela formação em curso de ensino superior;

• Pelo estabelecimento civil ou comercial, com economia própria.

Quando se observar ‘’a existência de relação de emprego, desde que, em função dele o menor de 16 anos completos tenha economia própria’’.

3.3 – Pessoa Jurídica.

Para que uma pessoa jurídica possa existir comouma sociedade empresarial são necessários os seguintes requisitos: vontade humana criadora, observância das condições legais para sua formação e liceidade de finalidade.

Para que um profissional da contabilidade seja regulamentado e possa assim exercer a função de contabilista necessita-se de aprovaçãono teste de suficiência do CFC – Conselho Federal de contabilidade e registro no CRC – Conselho Regional de Contabilidade, que juntamente com o no Código Comercial Brasileiro (Lei 5.56/1850), alterado pelas regras do Novo Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002); Lei 6.404/1976, também alterada pela Lei 11.638/2007 e Lei 11.941/2009; Lei 4.320/1964 para entidades públicas; Resoluções emitidas pela CVM, SUSEP, BACEN, entre outras ordenações.Constituem-se como os princípios normativos da profissão.

E dever do contador fornecer informações de maneira clara, e trabalhar na forma da lei afimde que os seus clientes possam ser orientados da melhor para evitar futuros prejuízos e penalidades judiciais.Para os profissionais que não agirem no principio da legalidade ,afim de tentar sonegar impostos ,alterando documentos e criando demonstrativos fajutos para que empresas possam inserir-se no serviço estão sujeitos a punições segundo as normas regulamentadas acima citadas penalidades como:

Art. 12.A transgressão de preceito deste Código constitui infração

ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das

seguintes penalidades:

I – Advertência Reservada;

II

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com