TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Pesquisas Acadêmicas: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

EIXO TEMÁTICO: CENÁRIO EMPRESARIAL

Breves - Pa

2012

NAYRA SUELLEN SOUZA DA SILVA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

EIXO TEMÁTICO: CENÁRIO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Contabilidade básica, Introdução ao direito público e privado, Matemática, e Fundamentos da administração.

Profs. Vânia de Almeida Silva Machado, Temis Chenso da Silva Rabelo Pedroso, Marcelo Caldeira Viegas .

Tutora eletrônica: Ana Paula Pesarini Castilho

Tutor(a) de sala: Josiane Fonseca

Breves - Pa

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇOS DAS EMPRESAS 5

2.1.1 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES 5

2.1.1.1 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO 6

2.1.1.1.1 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE 7

4 CONCLUSÃO 8

APÊNDICES 9

../../../../../Escritório/Desktop/Trabalho IndividualMODELO PARA NAYRA.doc - _Toc172266856

INTRODUÇÃO

O presente objetivo deste trabalho é mostrar Cenário Empresarial que sua atividade inegavelmente propicia circulação de riquesas, produção de mercadorias e prestação de serviços, oferecimento de empregos, pagamento de tributos aos orgãos. Por força do paradigma constitucional da função social propriedade, balizador da ordem econômica nacional, exige–se seja observado papel social também no atuar empresarial.

Através da produção textual, serão abordados os seguintes temas e assuntos: A matemática sendo utilizada para benefícios e serviço das empresas, o meio ambiente relacionado às organizações, aspectos de âmbito legais (jurídico) do empresário e a participação da contabilidade nas empresas.

Será visto que todos estes temas estão interligados entre si e que são muito importantes para uma boa gestão de qualquer organização.

DESENVOLVIMENTO

Investir em seu próprio negocio tem sido a melhor opção para muitos brasileiros crescerem financeiramente. É importante destacar alguns fatores que se tornam imprescindíveis à atividade empresarial. Fatores como a importância da contabilidade para a gestão da empresa, a importância da matemática no setor administrativo, que também está aliada ao contador e empresário.

A matemática está presente nas empresas em diversos aspectos, com diferentes aplicações que sejam apresentadas envolvendo numéros ou percentuais. Desde previsão de vendas até orçamento de compras, horas trabalhadas, unidades vendidas, custos etc. Sem a matemática teríamos grandes problemas, não teríamos como comparar lucros e prejuízos, podemos compreender que a matemática é de extrema importância dentro de uma empresa para que ela consiga se manter no mercado e conseguindo bons desempenhos gerenciais nas organizações.

Fatores de organizações são conjuntos de forças e condições que cercam e influenciam na empresa em geral.

Portanto, uma organização é responsável pelo meio ambiente, devendo respeitá–lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes. Muitas organizações que possuem atividades danosas ao meio ambiente e sofrem restrições no se país de origem, mudam sua produção para outro país onde não há impedimento ou lei específica na sua atividade.

O que envolve a empresa é tudo o que está além das fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa copetição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro. O ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, as noções e as organizações da empresa.

Entender a importância dos funcionários para a empresa e como eles podem contribuir para o sucesso do seu negócio é uma etapa fundamental para quem quer ter um negócio bem sucedido.

Neste sentido o gestor de uma organização exerce papel de suma importância para reduzir ou ao menos amenizar os impactos negativos de tal organização para com o meio ambiente.

Segundo Bastos de Ávila (1996) é através de um bom planejamento estratégico que o gestor irá encontrar alternativas para proteger, revitalizar ou ate mesmo reflorestar uma área ambiental que por ventura tenha sido devastada por causa de praticas empresarias.

A responsabilidade social pode ser considerada uma ferramenta valiosa para que o gestor mantenha uma posição de liderança de sua empresa, lhe dando maior credibilidade, manter e até mesmo aumentar sua participação no mercado, maximizando assim o lucro empresarial.

Aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com