TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE DE CUSTO

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE DE CUSTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  4.020 Palavras (17 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS

ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho Integrado de Ciências Contábeis

APS

São Paulo

2012

Sumário

1. Introdução

O conteúdo deste trabalho tem como objetivo demostrar todo o processo de identificação dos custos de produção de uma indústria do segmento de chaves.

Para a empresa devolver suas atividades a área de produção esta dividida em departamentos onde os materiais são transformados em produto final. No processo de produção os departamentos envolvidos são Prensa, Fresa Ferragem, Injetora e Embalagem.

Na fase da produção a matéria prima que no caso é o latão passa por este departamento até se tornar o produto final que é a chave.

Estes são os departamentos de produção também compõe o custo do produto o departamento de prestação serviços aos departamentos de produção estes são controle de qualidade, manutenção e almoxarifados e administração geral.

Indústria

Indústria é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.

O processo de produção industrial é também conhecido como setor secundário, em oposição à agricultura (setor primário) e ao comércio e serviços (setor terciário), de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo. Hoje em dia o processo industrial é capitaneado pelas multinacionais.

Indústria de bens de produção ou indústria de base é toda indústria que trabalha com matéria-prima bruta transformando-a em matéria-prima para outras indústrias. Exemplo: indústria siderúrgica e petroquímica.

Indústria de bens intermediários ou de bens de capital (tipo de indústria de base) é aquela que tem como principal função equipar indústrias de outros tipos, em especial indústrias do setor terciário (indústria de bens de consumo ou leve). Produz autopeças, ferramentas, máquinas, entre outros produtos. Como exemplo de algumas indústrias equipadas pela indústria de bens intermediários, temos: fábricas de tornos (equipa indústrias mecânicas, indústrias de ponta (ex: produção de CD), indústrias de bens de consumo (duráveis ou não-duráveis).

Indústria de bens de consumo é aquela que produz artigos para o grande mercado consumidor (população em geral). Ex.: indústria têxtil, indústria alimentar. A indústria de bens de consumo aparece como indústria leve.

2. Departamentos

Departamento é a unidade mínima administrativa para a contabilidade de custos representada por pessoas e maquinas (na maioria dos casos);em que se desenvolvem atividade homogêneas. Diz-se unidade mínima administrativa porque sempre há um responsável para cada departamento ou pelo menos, deveria haver. Esse conceito que liga a atribuição de cada departamento á responsabilidade de uma pessoa dará origem uma das formas de uso da contabilidade de custos como forma de controle. Custo para controle sob o nome custos por responsabilidade.

Para o campo de custos para avaliação de estoque que estamos vendo interessa-nos mais visualizar o departamento como um conjunto que, apesar de na maioria das vezes ser constituído por pessoas e maquinas ,pode também ocorrer sob a forma de pessoas apenas e, pelo menos teoricamente também só maquinas , que realizam atividade homogenias. Por exemplo: Montagem, Pintura, Almoxarifado, Manutenção, Refinaria, Administração geral de produção, etc.

Verificando esses exemplos, Notamos que podem ser divididos em dois grandes grupos: os que promovem qualquer tipo de modificação sobre o produto diretamente e os que recebem o produto ; aquele são os que atuam sobre o produto e são conhecidos por Departamentos de produção ,enquanto os segundo , que vivem basicamente para execução de serviços auxiliares e não para atuação direta sobre os produto e também ,são conhecidos por departamentos de serviços .

Os departamentos de serviços (impropriamente chamados ás vezes de não produtivo e também conhecido por auxiliares) geralmente não tem seus custos apropriados diretamente aos produtos pois estes não passam por ele . por viverem esses departamentos para prestação de serviços a outros departamentos , tem seus custos transferidos para os que dele se beneficiam. Os departamentos de produção (também conhecidos por produtivos) têm seus custos jogados sobre os produtos, já que estes passam inclusive fisicamente por eles.

3. Tributos

A empresa no decorrer de suas atividades esta envolvidas diretamente ou indiretamente como tributo um bom gerenciamento e de extrema importância para o sucesso de suas atividade .

IPI

Imposto federal cobrado sobre mercadorias industrializadas, estrangeiras e nacionais. O IPI é um imposto seletivo, porque sua alíquota varia de acordo com a essencialidade do produto, e não cumulativo, ou seja, em cada fase da operação é compensado o valor devido com o montante cobrado anteriormente.

ICMS

É a sigla que identifica o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. É um imposto que cada um dos Estados e o Distrito Federal podem instituir, como determina a Constituição Federal de 1988.

Para atuar em um ramo de atividade alcançado pelo imposto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com