TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE E BALANÇO

Artigos Científicos: CONTABILIDADE E BALANÇO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

b) ELABORAR A DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA PELO MÉTODO DIRETO COM OS DADOS COLETADOS NA CONTABILIDADE.

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA – DFC

ATIVIDADES OPERACIONAIS

Recebimentos de Clientes 346.670,00

Pagamentos a Fornecedores - 150.000,00

Pagamentos de Impostos sobre Vendas - 100.000,00

Pagamento de Imposto de Renda e Contribuição Social - 10.000,00

Pagamento de Despesas Administrativas e com Vendas - 30.000,00

Pagamento de Juros - 2.000,00

Fluxo de Caixa gerado nas atividades operacionais 54.670,00

ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS

Recebimento de Venda de Imobilizado 10.000,00

Pagamento de Aquisição de Imobilizado - 80.000,00

Pagamento de investimento - 15.000,00

Fluxo de Caixa aplicado nas atividades de investimento - 85.000,00

ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO

Recebimento de financiamento 30.000,00

Pagamento de financiamentos - 12.000,00

Fluxo de Caixa gerado nas atividades de financiamento 18.000,00

REDUÇÃO DE CAIXA DO PERÍODO - 12.330,00

Saldo de Caixa, Bancos e Aplic. Financ. Liquidez Imediata 31/12/12 14.300,00

Saldo de Caixa, Bancos e Aplic. Financ. Liquidez Imediata 31/08/13 1.970,00

Redução do Caixa e Equivalentes de Caixa no Período - 12.330,00

C) OS DIREITOS POSSUEM ALGUMAS DUVIDAS SOBRE FINANÇAS EMPRESARIAIS E SOLICITA A VOCE ESCLARECIEMNTOS DOS SEGUINTES PONTOS:

• QUAL A IMPORTANCIA DO FLUXO DE CAIXA FINANCEIRO?

Segundo Marion (2008) todo mundo tem seu fluxo de caixa. Por mais simples que uma pessoa seja, ela tem de memória quanto entrou de dinheiro no mês e quanto saiu quanto foi gasto. Até uma criança que ganha mesada sabe seu fluxo financeiro.

O Fluxo de Caixa é um instrumento de suma importância para que as organizações possam obter informações financeiras com confiabilidade, permitindo aos gestores planejar eventos futuros a fim de obterem resultados mais significativos. Sendo o Fluxo de Caixa uma demonstração que representa o registro das entradas e saídas financeiras de determinado período de tempo e por meio deles são obtidas informações sobre a liquidez empresarial, ele deve receber todos os cuidados dos gestores para que sua elaboração aconteça sustentada em credibilidade, ou seja com um controle efetivo e eficiente.

O Fluxo de Caixa Planejado por ser executado de diversas periodicidades, tais como:

1. Diário;

2. Semanal;

3. Quinzenal;

4. Mensal;

5. Anual;

6. Quinquenal.

• QUAL A DIFERENÇA ENTRE DVA-DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO E DFC-DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA? ELAS SÃO OBRIGATORIAS PARA QUAIS EMPRESAS?

Segundo a NBC T (Resolução CFC 1.010/2005), a DVA-Demonstração do valor Adicionado é o informe contábil que evidência de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em deter minado período e sua respectiva distribuição. Já a DFC-Demonstração do Fluxo de caixa é evidenciar as variações ocorridas no disponível das empresas entre um determinado período de tempo. Observe que apesar do nome “fluxos de caixa”, farão parte dessa demonstração todas as contas do grupo do disponível, isto é, caixa, bancos e aplicações de liquidez imediata (como a caderneta de poupança, por exemplo). Segundo a FIPECAFI (2010, p.565) “o objetivo primário da Demonstração dos Fluxos de caixa (DFC) é prover informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durante um determinado período”.

A DVA será obrigatória unicamente para as companhias de capital aberto. Por outro lado a DFC não será obrigatória (elaboração e publicação) para companhia de capital fechado que possua à época do Balanço Patrimonial, um Acervo Líquido ou Patrimônio Líquido (PL) no montante inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).

• O QUE SÃO ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS? CITE EXEMPLOS

O orçamento empresarial funciona como um diferencial, para o controle das receitas e despesas do setor administrativo, gerando melhoria nos resultados. O orçamento requer uma discussão dos objetivos em todos os níveis hierárquicos da organização, o que gera um aumento da integração e do comprometimento por parte dos colaboradores, uma vez que eles envolvem-se diretamente com os resultados planejados. Dentro do Orçamento Empresarial existe vários tipos de orçamentos sendo: Orçamento Estático (Budget), Orçamento Flexível, Rolling Budget Eforecast, Beyond Budgeting, Orçamento Ajustado Forecast, Orçamento Base Zero e Controle Matricial.

1. Orçamento Estático: É focada nos resultados de um único plano, uma única atividade, uma vez que ele é elaborado ele não muda, fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio. Esse tipo de orçamento não se ajusta a mudanças.

2. Orçamento Flexível: Serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com