TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE FINANCEIRA

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera

Disciplina – CIÊNCIAS SOCIAIS

Profa. Orientadora: Marcia

Sala 308 - Ciências Contábeis – 2º ano

Roberto do Nascimento Vancini – RA 6658377086

RESUMO

CAPITULO 9 - A DINAMICA SOCIAL

As sociedades humanas estão em constante movimento, sejam através das relações sociais entre indivíduos e grupos, grupo entre si, ou movimentações de grupos humanos ao longo de determinado espaço geográfico, ou mudanças que ocorrem com relativa frequência nas sociedades.

Durante o século XX, as mudanças foram significativas em todos os sentidos, como os grandes movimentos migratórios, a sua mobilidade social aumentou com a consolidação do sistema de classes sociais em muitas regiões do mundo, as revoluções sociais foram numerosas e as guerras estiveram sempre presentes.

Do ponto de vista da sociologia a complexidade aumentou na vida social, assim geraram muitos problemas sociais novos e ainda necessitam ainda serem explicados.

A MUDANÇA SOCIAL

As sociedades humanas estão em constante mudança, seja por motivos sociais, políticos, geográficos, culturais ou econômicos estão sempre modificando e afetam a vida dos indivíduos e modificam a história da humanidade. Em algumas sociedades essas mudanças ocorrem com muita rapidez.

Por causa da globalização as mudanças estão ocorrendo com mais rapidez e afetam um numero significativos de pessoas do que qualquer mudança anterior que já tenha ocorrido no planeta.

Existe um distinção entre mudança cultural e social. Denominamos de mudança cultural a toda transformação de valores ou padrões sociais, relativamente permanentes. Referindo-se a mudança social, quando ocorrem mudanças nas estruturas e relacionamentos sociais da sociedade.

Assim o fato é que quase todas as mudanças importantes que ocorrem nas sociedades humanas envolvendo aspectos sociais e culturais.

CAUSAS DAS MUDANÇAS SOCIAIS

Há diversos fatores que contribuem para a mudança social, e são divididos em três modos principais em causas, que são:

GEOGRÁFICAS – Incluem os cataclismas naturais, particularmente os geológicos e climáticos – inundações, erupções vulcânicas, terremotos, secas, ciclones, entre outros e que podem modificar de forma transitória ou permanente a organização ou a estrutura de uma sociedade.

SOCIOECONÔMICAS – São mudanças que envolvem processos sociais e econômicos que afetam a organização social, modificando-a.

O homem é um dos principais causadores destas mudanças, como as construções de barragens, desvio de rios, ampliação de rodovias, entre outras, podem provocar mudanças significativas nos agrupamentos humanos.

Como motivações sociais estão as guerras, as invasões, as conquistas e as revoluções.

CULTURAIS – É a respeitos as descobertas cientificas, invenções, transformações nas ideias e valores, o desenvolvimento da filosofia, a difusão de religiões e ideologias.

Exemplo: A difusão do islamismo nos países que o adotam.

AS MUDANÇAS DE PARADIGMA

Paradigma científico - É o conceito científico popularizado por Thomas Kuhn, para explicar a maneira pela qual a ciência opera e se desenvolve através do tempo. Um paradigma científico é uma perspectiva intelectual que, sob condições normais, guia o trabalho dos cientistas que constituem uma “comunidade cientifica” dentro de uma disciplina particular.

Teorias de mudanças de paradigma – São explicação de mudanças de paradigmas cientificas começa com a observação de que todos os paradigmas são criações mentais, moldados e influenciados pelo conhecimento que existe na ocasião que eles surgem. Como ideias científicas e descobertas mudam através do tempo, anomalias inevitavelmente começam a aparecer não se ajustando ao paradigma atualmente aceito. O pensamento teórico novo e observações empíricas começam a violar as expectativas e convicções contidas no paradigma que até então prevaleceu,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com