TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERANCIAL

Casos: CONTABILIDADE GERANCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

Dentre as atividades empresariais existentes há a industrial e como o objetivo da Contabilidade é manter o controle permanente do patrimônio das entidades surge a Contabilidade Industrial, que é uma ramificação da Ciência Contábil voltada para atender este ramo específico de atividade empresarial.

CONTABILIDADE COMERCIAL X CONTABILIDADE INDUSTRIAL

Na atividade comercial o custo da mercadoria vendida era fácil de ser identificado, uma vez que sua composição resulta do valor pago pela mercadoria, mais tributos não compensáveis, mais fretes pagos e seguros.

No caso de haver variação de estoques, aplica-se a fórmula envolvendo toque inicial, compras e estoque final para se encontrar o CMV.

No segmento industrial, a mesma sistemática de cálculo de custo dos produtos não poderia ser utilizada, uma vez que o fabricante compra materiais e os transforma, paga mão-de-obra para elaborá-los e ainda consumo uma infinidade de outros custos (energia, água etc.), para enfim gerar o bem para venda.

Nessa situação, na qual vários insumos são consumidos para elaboração de um novo produto, não é tão simples o cálculo de custos a ser implementado. Essa dificuldade ou necessidade fez surgir à contabilidade de custos, inicialmente com a finalidade de mensurar os estoques produzidos e determinar o resultado do exercício.

Convido você a estudar um pouco sobre o Resultado industrial.

Assim como o custo representa consumo de bens ou serviços, que correspondem a diminuição e modificação do patrimônio, as receitas representam a recuperação desses bens e serviços, produzindo aumento do patrimônio.

Como o resultado, é a diferença entre o custo e sua recuperação, receita, ele só se efetiva quando da comercialização dos produtos fabricados pela empresa.

Nessas condições, não se pode apurar um resultado industrial, mesmo porque a função propriamente industrial é de apenas produzir, estabelecendo aí um valor de custo ou transformação.

O resultado, entretanto, somente poderá ser apurado após a venda dos produtos, quando a esse já estiver incluído ou adicionado as despesas administrativas, comerciais e financeiras, que nos darão o custo comercial.

Sendo o resultado, a diferença entre o custo e a receita, ele será positivo quando as receitas forem superiores ao custo total, e se for o inverso teremos uma situação negativa.

TERMINOLOGIAS UTILIZADAS PELA CONTABILIDADE INDUSTRIAL

Na definição da contabilidade de custos e nos princípios contábeis aplicáveis à mesma foram utilizados vários termos específicos como: custos, despesas, receitas, gastos, entre outros.

Logo, ao entendimento das informações geradas pela contabilidade de custos, faz-se necessário explicar os conceitos das principais terminologias utilizadas dentro deste contexto.

A área de custos possui várias definições e conceitos próprios, que em determinadas situações são utilizadas de maneira incorreta ou equivocada. Na seqüência serão definidas as principais terminologias aplicáveis a custos bem como uma exemplificação prática para melhor compreensão e fixação dos conceitos.

O primeiro conceito a ser estudado é o de GASTOS.

GASTOS compreendem quaisquer bens ou direitos adquiridos, independente da condição de pagamento a vista ou a prazo e relacionam-se diretamente a algum investimento realizado ou consumo de recursos (custos e despesas).

Segundo Martins (2001, p.25), "só existe gasto no ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço [...]". O autor pondera ainda que os gastos possam ser definidos como o "sacrifício financeiro com que a empresa arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro)" (MARTINS; 2001; p.25).

Padoveze (2006, p.17) conceitua os gastos como "todas as ocorrências de pagamentos ou de recebimentos de ativos, custos ou despesas." Para o autor, significa receber os serviços e os produtos para consumo em todo processo operacional assim como os pagamentos efetuados e os recebimentos de ativos.

Como exemplos de gastos destacam-se as aquisições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com