TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 1

A contabilidade, na qualidade de ciência social aplicada, com metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente.

Sócios, acionistas e proprietários necessitam de informações resumidas que deem respostas claras e concisas às suas perguntas, pois eles têm interesse na rentabilidade e segurança de seus investimentos. Os dados contábeis são muito importantes para os administradores, diretores e executivos, pois são eles os agentes responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada entidade a que pertencem.

Já os emprestadores de dinheiro, cuja única finalidade é a rentabilidade e a segurança, em caso de prejuízo eles abandonam o barco. O governo tem interesse nas informações contábeis, visando os impostos, na base de cálculo. Pessoas físicas também necessitam de conhecimentos contábeis, mesmo que domésticos, para melhor os ajudar no seu controle.

Finalidades para as quais se usa as informações contábeis:

• Finalidade de Planejamento;

• Finalidade de controle;

• Finalidade de auxílio no processo decisório.

Veja-se que a contabilidade participa no processo de planejamento, quando é indispensável para fixação de todos planejamentos estratégicos. É vital no processo de controle, ou seja, de acompanhamento do que ocorre e comparação do que deveria ocorrer. E também prove informação aos gestores.

O contador estuda a natureza da entidade, verifica os tipos e transações que ocorrerão e planeja a maneira como deverão ser registradas. Elabora um manual de contas e um plano. Assim chamada de Planificação.

Na contabilidade bem planejada, o processo de escrituração torna-se rotineiro. Podendo ser feito por um simples escriturário ou um computador, sob supervisão do contador.

No resultado final da escrituração, onde temos o Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados, Demonstração de Fluxo de Caixa, juntam-se formando o relatório contábil, que devem ser interpretados, no sentido contábil, por um profissional habilitado.

A contabilidade é um modelo, e modelos são, simplificações da realidade. Essa é a maior limitação da contabilidade. Os resultados dos relatórios contábeis nem sempre refletem a realidade da entidade.

Leis foram criadas e provocaram alterações na lei das sociedades por ações, desatrelando a ligação da contabilidade com as normas tributárias. Criou-se uma nova era, com a CPC e uma série de outras ações.

Essas novas normas tem como objetivo, prevalecer a essência sobre a forma, ou seja, maior transparência, redundar em menor custo do capital e menores riscos nas decisões. Que os relatórios transmitam mais clareza, o que de fato ocorre na entidade, sem “esconder” a situação, a realidade da entidade.

A colheita de dados contábeis se estendeu, e não é apenas o contador responsável a colher. A entidade toda participa nesse processo, passando ao contador toda vida útil da entidade.

O contador é o centro dos interesses divergentes, pois não é simplesmente ter um papel cumpridor de regras pré-estabelecidas, ele tem que buscar fatos de prevalência da essência sobre a forma. Vivendo sobre pressão pelas partes divergentes, pois cada um quer mostrar seu interesse individual, e depois no da entidade (Teoria da Agência)

Capítulo 2

Um dos principais princípios é o da entidade. Tratando pessoa jurídica e física de modo distinto.

O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, onde estão bem evidenciados o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Liquido.

• Ativo: compreende os bens e os direitos da entidade expressos e moeda.

• Passivo: Compreende as obrigações a pagar, ou seja, as quantias que a empresa deve a terceiros.

• Patrimônio Líquido: Define-se como a diferença entre o valor do Ativo e do Passivo de uma entidade.

O Patrimônio Líquido pode ser proveniente de: Investimentos dos sócios e lucro.

Já que o ativo suplanta o Passivo, a representação de seu patrimônio, assume a forma:

Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

Caso o Passivo suplante o Ativo, temos:

Ativo = Passivo + Passivo a descoberto (Patrimônio Liquido negativo)

Configurações do estado Patrimonial:

1º Operação: subscrição do capital social.

Pessoas fundam uma sociedade, investem um capital para empreendimento, subscrevem (assinam o compromisso de entregar o dinheiro) e integralizam (entregam efetivamente o dinheiro).

2º Operação: Aquisição de edifício.

A empresa adquire um edifício, a pagamento à vista, para abrigar suas instalações.

Ativo P + PL

Caixa 2800 Capital 4000

Imóveis 1200 4000

4000 0

3º Operação: Compra de materiais.

A empresa adquire materiais, que serão estocados, para utilização posterior. Com pagamento a prazo no valor de 2000,00.

Ativo P + PL

Caixa 2800 Passivo

Imóveis 1200 Fornecedores 2000

Estoque 2000 Patrimônio Liquido

6000 Capital 4000

6000

4º Operação: Compra de veículo.

A empresa necessita de um utilitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com