TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPENSOBILIDADE SOCIAL

Artigos Científicos: CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPENSOBILIDADE SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 4

1- Patrimônio

Se considerarmos usar o dicionário para descobrirmos o significado de algumas palavras que afetam o nosso dia a dia notaremos as seguintes definições de patrimônio: “Herança paterna, bens de família.” “Conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica”. “ O que e considerado como herança comum.”

Mas adiante (Ferreira, 1994, p 488)define patrimônio como “complexo de bens, materiais ou não, direito, ações, posse e tudo mais que pertence a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica”.

(Padoveze, 2000, p 36) diz que Patrimônio e: “ e o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”. (...) Por outro lado o Conselho Federal de Contabilidade (2006, p 19) no que diz respeito ao Patrimônio publicou no apêndice a resolução sobre os princípios fundamentais de contabilidade, refere-se a dois aspectos do patrimônio: O qualitativo e o quantitativo. No aspecto qualitativo. “(...) Entende-se a natureza dos elementos que compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moedas, maquinas , estoques de matérias ou de mercadorias, etc”. Por outro lado o aspecto quantitativo, “(...) refere-se a expressão dos componentes patrimoniais em valores, no que se demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja valor. (...)”. Baseando-se nisso o professor Jose Manoel da Costa, define que patrimônio “ E o conjunto de bens direitos e obrigações que são vinculados a entidades ( empresas, organizações, poder publico) e constitui recursos necessários para a realização dos objetivos das entidades. Portanto a administração de empresas pratica, atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial”.

2- Capital Social

São valores que vêm dos Proprietários de uma empresa que investe seus próprios recursos no negocio.Isso poderá acarretar uma troca de certificado de ações no caso de Sociedade anônima ou cotas no caso de sociedade de empresas limitadas.Em algumas empresas o sistema adquirido e o de capitalização dos lucros acumulados. Nas Sociedades Anônimas Existe duas classes de ações distintas: Ordinárias e Preferenciais. As ações preferências tem como prioridade o recebimento de dividendos mínimos e portanto não tem direito a voto, já nas ações ordinárias a empresa tem como principio o direito a voto dos seus acionistas.

E importante notar que a conta do Capital Social pode refletir os valores originais investidos nesta organização. Nenhum ajuste e feito posteriormente na conta capital para refletir o verdadeiro valor de mercado das ações.

3- Capital de Terceiros

Refere-se aos recursos oriundos externamente da empresa, como por exemplo empréstimos ou Financiamentos, esses recursos são obtidos de alguns investidores que compram uma pequena participação na empresa tornando-se assim sócios e portando novos donos da empresa.Esses novos investimentos acarretara para a empresa vantagens e desvantagens, isso por que ao se buscar novos investimentos, seja por via de empréstimos ou financiamentos ou se no caso em questão for capitalista a empresa obterá muitas vantagens. Como por exemplo, nos casos de novos recursos a empresa poderá ampliar suas atividades, executando assim projetos ou ate mesmo expandindo sua atividades numa operação alem daquilo que os próprios recursos lhe permitiam fazer

Se houver uma crescente nos negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com