TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Artigos Científicos: DESAFIO PROFISSIONAL TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  3.812 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLOS – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALESSANDRA SILVA

DESAFIO PROFISSIONAL

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR EAD:

MOGI DAS CRUZES / SÃO PAULO

2013

INTRODUÇÃO

L&Construção empresa de Construção Civil atuante no mercado desde 1983, realizando projetos de construção de casas populares com qualidades, tornando-se uma empresa grandiosa em seu estado.

Porém com o passar dos anos, Manoel gerente de negócios vem se preocupando com os impactos que a empresa vem causando ao meio ambiente. Resolvendo então desenvolver projetos para Desenvolvimento Sustentável, adotando uma serie de práticas, não somente ambiental, mas também valorizando sua marca, lucros e manter-se no mercado.

No texto a seguir, apresenta projetos, ações e resultados, seguindo as três dimensões da Sustentabilidade, sendo econômica, a ambiental e a social.

Diagnósticos dos Impactos da Construção Civil para o Meio Ambiente

A construção cívil é responsável por grande parte do impacto ambiental causado pelo mundo, seja pelo consumo de produtos naturais, pelas modificações da passagem ou pela geração de resíduos.

Quando os resíduos são dispostos em áreas não apropriadas para a disposição, estes podem gerar sérias consequências para o meio ambiente e altos custos ambientais. Dentre estes custos esta o fato de que montes de entulhos agregam lixo e se tornam abrigos de vetores transmissores de doenças (ratos, baratas e moscas) E de animais peçonhentos (cobras e escorpiões).

A reciclagem seria a melhor opção para reduzir os impactos ambientais causados pelos resíduos de construção civil. Cerca de 75% do total de resíduos gerados podem ser reciclados ou reaproveitados.

São considerados resíduos de construção e de demolição o desperdício gerado durante a construção, a reforma e a demolição e é a gestão desde a fonte geradora que irá fornecer a correta segregação, ou seja, separação dos diversos tipos de resíduos gerados nas plurifases de uma construção para posterior tratamento, uma vez que os resíduos contaminados, ou seja, classes misturadas dificultam ou até inviabilizam o seu tratamento.

Tabela Sustentabilidade Econômica

Analise Preliminares Conhecimento do Terreno Visar a potencialização de suas vantagens e limitações de eventuais aspectos negativos, buscando a integração e a harmonização das casas e seu entorno.

Analise e Coleta de informações do terreno Estudar a potencialidade ambiental do empreendimento, feito por meio da elaboração de programa de necessidades e indicação de objetivos ambientais a serem atingidos, ou ainda, o delineamento do Perfil Ambiental do Empreendimento.

Atividades preliminares obter subsídios necessários para identificar as oportunidades, dificuldades a serem superadas e a possibilidade de se otimizar as potencialidades observadas nas características locais. Assim, serão criados elementos que poderão ser aplicados ao projeto da edificação.

Realização do estudo de insolação e de ventos. Utilizar o software Google SketchUp (disponível para download gratuito) ou outro programa computacional de modelagem tridimensional. Visualizar a ação do sol e dos ventos sobre o edifício e seus eventuais obstáculos.

Eficiência energética Redução do consumo de energia de fontes não renováveis, a minimização na emissão de poluentes e a utilização de fontes renováveis de energia.

Desempenho energético Reduzir a necessidade de equipamentos e o consumo de energia, durante todo o ciclo de vida do empreendimento, atendendo às necessidades de conforto dos usuários (térmico, visual, olfativo e qualidade do ar) em todas as estações. Busca-se, assim, a redução do consumo e melhora do desempenho energético do edifício, além da redução do consumo de energia primária e da emissão de poluentes.

Sustentabilidade Ambiental

Produção mais limpa Estratégias técnicas e econômica integrada ao processos de serviços Aumentar a eficiência no uso de matérias primas, água e energia pela geração, minimização de resíduos e emissões com benefícios ambientais de saúde ocupacional e econômica.

Tecnologias relativas a ecoeficiência Controle ambiental, controle da emissão de partículas que estão a maioria com destaque para os precipitadores eletrostáticos e os filtros de manga, ambos, recém-aprimorados.

Plano de sustentabilidade Levar conhecimento dia-a-dia, treinamentos tornando o plano conhecido na empresa, escritório, promovendo maior aproximação conceitual entre as atividades desempenhadas na rotina dos funcionários e boas praticas de sustentabilidade que podem ser desenvolvidas individualmente ou em grupo.

Melhora no desperdícios de Recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com