TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

Resenha: CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Resenha  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

Trabalho apresentado à faculdade de Campo Grande - MS - Anhanguera Educacional, com requisito de aprendizagem e aplicação, sob a orientação da professora. Vera

Aprovado em _____ de __________ de _______.

EXAMINADOR

______________________________

Prof.ª Vera

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 05

2. ETAPA 04 06

2.1. PASSO 01 06

2.2. PASSO 02 08

2.3. PASSO 03 09

3. ETAPA 05 10

3.1. PASSO 01 10

3.2. PASSO 02 11

3.3. PASSO 03 12

4. ETAPA 06 13

4.1. PASSO 01 13

4.2. PASSO 02 15

5. CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

1. INTRODUÇÃO

Conforme o estudo elaborado onde o nível de tributação sobre as empresas no Brasil é extremamente elevado, um dos maiores em todo o mundo e o que em muitas vezes acaba incapacitando as empresas a darem continuidade em suas atividades. A realidade tributária brasileira é muito complexa e traz um custo financeiro enorme às empresas, além de causar uma constante insegurança de se estar ou não cumprindo com todas as obrigações exigidas pelo fisco, pois se essas obrigações estiverem em desacordo, à empresa estará sujeita a penalizações severas. O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que Visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos tributos. No caso de nossa pesquisa, estaremos nos aprofundando no pagamento do Imposto de Renda e Contribuição Social e suas modalidades de tributação: Simples Nacional Lucro Arbitrado, Lucro Presumido, Lucro Real (Anual ou Trimestral).

O bom planejamento tem por finalidade obter a maior economia fiscal possível, reduzindo a carga tributária para o valor realmente exigido por lei, porém tomando as devidas precauções e agindo de forma lícita a fim de atender as exigências do fisco, evitando assim penalidades posteriores. “Planejar o pagamento do tributo não significa deixar de cumprir as obrigações com o fisco, visa aplicar correta e adequadamente as oportunidades contidas na Legislação vigente”. (Fonte: IOB)

2. ETAPA

2.1. PASSO 01 - Contabilidade Tributária

Contabilidade Tributária no que o grupo compreendeu, é um ramo da Contabilidade que visa aplicar as normas básicas da Contabilidade e da Legislação Tributária de forma menos onerosa às entidades empresariais, visando designar o conjunto de ações e procedimentos para apurar e conciliar a geração de tributos evitando ao empreendedor possíveis sanções fiscais. No exercício de suas funções, o contador deve obedecer, além das normas e dos princípios fundamentais de contabilidade, também à legislação tributária concernente à correta apuração, registro, divulgação e arrecadação dos diversos tributos que incidem nas diversas fases de atividade das empresas e, principalmente, sobre a obtenção de renda e lucro em determinado período.

Importância da Execução do Planejamento Tributário nas Organizações

O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos. Se a forma celebrada é jurídica e lícita, a fazenda pública deve respeitá-la. Sabemos que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Com a globalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com