TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE ciência

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

A Contabilidade é a ciência da informação que subsidia a tomada de decisão. Nesse contexto, os Princípios Fundamentais da Contabilidade representam a essência da Ciência Contábil, daí a sua importância na gestão.

São Princípios Fundamentais de Contábilidade: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, Atualização Monetária, Competência e Prudência.

A atividade proposta consiste em dissertares sobre a importância dos Princípios Contábeis. Na sequência, deves escolher dois dos princípios supracitados, aprofundares a leitura sobre sua contextualização teórica e elaborares um breve texto (conceito, importância, aplicação). Complementarmente, devem ser exemplificadas situações práticas que o administrador se depara no dia a dia da organização (pública ou privada, com ou sem fins lucrativos) e que exigem a aplicação de tais princípios para a efetividade dos relatórios gerenciais e, por conseguinte, do processo decisório. Cabe destacar, ainda, as implicações (e consequências) da inobservância de tais princípios.

Peso: 3.0

ENTIDADE: Reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade, afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes. CONTINUIDDE: Saliente-se que os princípios da ENTIDADE e da CONTINUIDADE constituem os alicerces sobre os quais se baseia o edifício dos conceitos contábeis. OPORTUNIDADE: Este princípio tem muito a ver com o da tempestividade, pois implica registrar os fatos contábeis quando eles acontecem. REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: Este princípio reza que os elementos patrimoniais devem ser registrados pelo valor originado nas transações com os agentes externos à entidade e em moeda corrente do país, não se levando em conta os valores futuros de entradas ou de saídas. ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA: Deverão ser reconhecidas as variações do poder aquisitivo da moeda nacional nos registros contábeis das entidades e por consequência nas demonstrações contábeis. COMPETÊNCIA E PRUDÊNCIA: Por este princípio entende-se que as receitas e as despesas devem ser consideradas para a apuração do resultado do período a que se referirem e no momento de sua ocorrência. O Princípio da Prudência deve ser observado quando surgirem dúvidas sobre a correção dos valores a serem registrados. Devemos reconhecer o menor valor para o Ativo e o maior valor para o Passivo, em outras palavras, havendo mais de um critério de avaliação válido, prima-se sempre pelo menor resultado. Os princípios contábeis são à base da contabilidade. Eles auxiliam na padronização, melhor interpretação e credibilidade das informações contábeis da empresa. Entre os princípios contábeis, há o princípio da Competência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com