TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE ciência

Seminário: CONTABILIDADE ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

A Contabilidade é a ciência da informação que subsidia a tomada de decisão. Nesse contexto, os Princípios Fundamentais da Contabilidade representam a essência da Ciência Contábil, daí a sua importância na gestão.

São Princípios Fundamentais de Contábilidade: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, Atualização Monetária, Competência e Prudência.

A atividade proposta consiste em dissertares sobre a importância dos Princípios Contábeis. Na sequência, deves escolher dois dos princípios supracitados, aprofundares a leitura sobre sua contextualização teórica e elaborares um breve texto (conceito, importância, aplicação). Complementarmente, devem ser exemplificadas situações práticas que o administrador se depara no dia a dia da organização (pública ou privada, com ou sem fins lucrativos) e que exigem a aplicação de tais princípios para a efetividade dos relatórios gerenciais e, por conseguinte, do processo decisório. Cabe destacar, ainda, as implicações (e consequências) da inobservância de tais princípios.

Peso: 3.0

ENTIDADE: Reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade, afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes. CONTINUIDDE: Saliente-se que os princípios da ENTIDADE e da CONTINUIDADE constituem os alicerces sobre os quais se baseia o edifício dos conceitos contábeis. OPORTUNIDADE: Este princípio tem muito a ver com o da tempestividade, pois implica registrar os fatos contábeis quando eles acontecem. REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: Este princípio reza que os elementos patrimoniais devem ser registrados pelo valor originado nas transações com os agentes externos à entidade e em moeda corrente do país, não se levando em conta os valores futuros de entradas ou de saídas. ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA: Deverão ser reconhecidas as variações do poder aquisitivo da moeda nacional nos registros contábeis das entidades e por consequência nas demonstrações contábeis. COMPETÊNCIA E PRUDÊNCIA: Por este princípio entende-se que as receitas e as despesas devem ser consideradas para a apuração do resultado do período a que se referirem e no momento de sua ocorrência. O Princípio da Prudência deve ser observado quando surgirem dúvidas sobre a correção dos valores a serem registrados. Devemos reconhecer o menor valor para o Ativo e o maior valor para o Passivo, em outras palavras, havendo mais de um critério de avaliação válido, prima-se sempre pelo menor resultado. Os princípios contábeis são à base da contabilidade. Eles auxiliam na padronização, melhor interpretação e credibilidade das informações contábeis da empresa. Entre os princípios contábeis, há o princípio da Competência, que afirma que as receitas e despesas devem ser reconhecidas no período em que ocorreram independente da data em que foram recebidas ou pagas. Há, também, o princípio da Entidade, que diz que o patrimônio da empresa deve ser separado do patrimônio dos sócios ou acionistas. Os princípios contábeis tem grande importância na contabilidade, pois são eles que guiam as tomadas de decisões dentro desta ciência e auxiliam no melhor entendimento das demonstrações financeiras. Um exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com