TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE: ÁREAS DE ATUAÇÃO

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE: ÁREAS DE ATUAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  4.981 Palavras (20 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1) INTRODUÇÃO 3

2) DESENVOLVIMENTO 4

2.1) Ciências Atuariais – Objetivo De Estudo 4

2.1.1) Profissional Atuário – Principais características 5

2.1.1.1) Trabalho do atuário – Órgão Regulamentador 6

3) CONTROLADORIA 8

3.1) Importância e função dentro da empresa 8

3.1.1) A importância dos controles internos 9

4) PIS E COFINS 11

4.1) PIS - Regime Cumulativo e não cumulativo 11

4.1.1) COFINS Regime Cumulativo E Não Cumulativo 13

5) ELISÃO FISCAL E EVASÃO FISCAL 18

6) AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA – APLICABILIDADE E CARACTERÍSTICAS 19

7) CONCLUSÃO 22

REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

Como objetivo da atividade interdisciplinar presente, farei alguns esclarecimentos quanto algumas dúvidas expressas pelo Sr. José Carlos, um dos sócios administradores da empresa EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA, mencionada nesta atividade acadêmica.

Nestes esclarecimentos estarão contidos assuntos referentes ao: Objetivo de estudo das Ciências Atuariais; As principais características do profissional atuário; A importância e a função da controladoria dentro da empresa; Órgão regulamentador para o trabalho do atuário; Regime cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS (as diferenças entre ambos, e o impacto no Planejamento Tributário); Elisão Fiscal e Evasão Fiscal; Auditoria interna e externa, aplicabilidade e características e por fim, a importância dos controles internos.

2 DESENVOLVIMENTO

Primeiramente, seguiremos à um inicio de contexto mais detalhado quanto á definição conceitual de ciências atuariais, já que dentre os assuntos aqui tratados, a ciência atuarial é a menos esclarecida.

De acordo com estudos realizados em busca de clareza e conhecimento, as ciências atuariais ou atuária caracteriza a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial.

Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares; É o uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de seguros, planos de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco. O profissional formado nessa área analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguros, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização.

Este mesmo profissional avalia as possibilidades de danos e perdas da instituição seguradora ou previdenciária e determina o valor das prestações do seguro e dos prêmios a serem pagos, além disso, o atuário também define as reservas que as companhias devem ter para garantir o pagamento dos benefícios ou dos compromissos contratados. Para isso, ele utiliza conhecimentos de matemática e estatística, estima à incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito ou de trabalho e fenômenos naturais, como enchentes e secas. O atuário só pode trabalhar se contar com o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação.

2.1 CIÊNCIAS ATUARIAIS – OBJETIVO DE ESTUDO

Para trabalhar nessa área é necessário curso superior, no qual o aluno estuda matemática atuarial, administração, contabilidade, economia, direito, informática, filosofia e estatística.

O recém-formado pode atuar em empresas seguradoras, órgãos de governos, administradoras de fundos de pensão, empresas de capitalização, perícias judiciais, consultorias, mercado financeiro e atuar também no magistério superior.

Por meio da matemática estatística e financeira, o profissional desta área estuda o nível de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito e perdas decorrentes por fenômenos naturais, em outras palavras, a Ciência Atuarial está envolvida com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Assim, é importante esclarecer diante deste aprofundamento que o objetivo fundamental de estudo das ciências atuariais é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias, desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos, analisar os riscos em administração de seguros, planos de previdência e fundos de pensão.

2.1.1 Profissional Atuário – Principais características

Primeiramente, para inicio de assunto vamos á definição.

• Atuário: É o profissional especialista em avaliar e administrar riscos. O atuário deve ter formação acadêmica em Ciências Atuariais, ter conhecimentos em matemática, estatística, direito, economia e finanças, para agir no mercado econômico-financeiro na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos principalmente na área de seguros, previdência complementar aberta ou fechada, e analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo. Este profissional é capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimentos e amortização, para seguro social e privado; efetuar cálculos de probabilidades de eventos, avaliar riscos, fixar valores de prêmios de seguro ou de indenizações e, ainda, trabalhar em outras áreas, coligadas ao tema risco.

As principais características do profissional atuário: Para ser um atuário é necessário que o profissional se identifique com matérias exatas e domine muitos conceitos de matemática e economia. Outras características interessantes são: responsabilidade, capacidade de observação, visão de projeto, capacidade de concentração, capacidade de distinção de prioridades, interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios, facilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com