TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABC - método de cálculo de custos

Tese: ABC - método de cálculo de custos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 9

O custeio por absorção é utilizado para designar o processo de apuração de custo, que consiste em dividir ou ratear todos os elementos de custo de modo que cada centro ou núcleo absorva ou receba aquilo que lhe cabe por cálculo ou atribuição. Um custo é absorvido quando imputado ou atribuído a uma unidade de produção ou a um produto. Tal custeio visa a

estabelecer os campos de incidência dos custos, fazendo com que cada departamento, centro de produção, produto, obra ou sistema produtivo receba sua parcela até que o global aplicado seja totalmente absorvido.

O ABC é um método de custeio

que direciona os recursos consumidos às atividades e, posteriormente, aos produtos ou serviços. Segundo Martins (2003, p. 87) esse método “procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos”. Para Martins (2003, p. 286) o “ABC é, na realidade, uma ferramenta de gestão de custos, muito mais do que custeio de produtos”. Corroborando, Walker (1999) cita que o ABC permite a análise dos custos, relativamente ao seu consumo pelas atividades ou ao seu consumo pelos objetos de custeio.

O ABC é uma ferramenta que permite melhor visualização dos custos através da analise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os produtos. Para se utilizar o ABC, é necessária a definição das atividades relevantes dentro dos departamentos, bem como dos direcionadores de recursos que irão alocar os diversos custos incorridos às atividades.

Custeio por Absorção

Custeio por Absorção, também chamado “custeio integral” é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos, diretos e indiretos, fixos e variáveis causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

A aquisição de bens de consumo eventual cujo valor não exceda a 5% do custo total dos produtos vendidos no período de apuração anterior, poderá ser registrada diretamente como custo.

Custeio por absorção (ou integral): O sistema de custeio por absorção é o sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção incluindo os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis. Segundo Meglioni, "o custeio por absorção é o método que consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, quer de forma direta ou indireta. Assim todos os custos, sejam eles fixos ou

variáveis, são absorvidos pelos produtos."

Custeio Variável

O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo uma classificação específica, na forma de custo fixo ou custo variável. O custo final do produto ou serviço será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos:

O sistema de custo contábil (absorção ou integral).

Uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.

É um método de custeio usado para alocação apenas dos custos variáveis ao produto. Segundo Leoni "o sistema de custeio variável ou direto é um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo do produto ou serviço". Segundo Lopes de Sá (1990, p. 108) diz que o custeio variável é "o processo de apuração de custo que exclui os custos fixos". Segundo Meglioni "enquanto no custeio por absorção eles são rateados aos produtos, no custeio variável, são tratados como custos do período, indo diretamente para o resultado igualmente as despesas". A diminuição da necessidade de rateio deve-se ao fato de que no sistema de custeio variável, são alocados aos produtos e/ou serviços, somente os custos variáveis e, como na maioria dos casos, os custos variáveis também são diretos, não alocando os rateios dos custos indiretos. Ele é usado para eliminar qualquer distorção na apuração dos custos oriundos de problemas com rateios pois os custos fixos são tratados como despesas.

Preço de venda e a geração do lucro

Forma-se o preço-base ¤ Critica-se o preço base em função das características do mercado, como o preço dos concorrentes, volume de vendas, prazos, condições de entrega, qualidade, promoções, atendimento pós-vendas, etc. ¤ Testam-se as considerações das relações de custos/volumes/lucro e demais aspectos econômico-financeiros da empresa. ¤ Fixa-se o preço mais apropriado com condições diferenciadas para atender: ¤ Volumes diferentes; ¤ Prazos diferentes de vendas; ¤ Descontos para prazos menores; ¤ Comissões sobre venda para cada condição; ¤ Alternativas promocionais para objetivos estabelecidos.

Entende-se como preço de venda o valor monetário que a empresa cobra de seus clientes em uma transação comercial. Este valor deverá ser suficiente para que a empresa cubra todos os gastos que foram necessários para colocar o produto, mercadoria ou serviço, à disposição do mercado, até a transferência da propriedade e da posse destes, incluindo o lucro desejado ou possível.

Estes gastos normalmente incluem a aquisição de matérias primas, mercadorias, serviços, como a mão-de-obra direta e indireta, além dos gastos com estocagem, financeiros, tributos, e outros.

FALTA FINALIZAR GERAÇÃO DO LUCRO

Unidades equivalentes de produção: FALTA EXEMPLO

Com a utilização do percentual de grau de acabamento é possível fazer uma equivalência entre as unidades que se encontram em processamento e essas mesmas unidades, considerando o momento em que elas estejam totalmente acabadas. Assim, em um determinado período, o montante de unidades equivalentes de produção corresponde ao montante de unidades em processamento convertidas em unidades prontas por meio da aplicação do grau de acabamento definido.

ABC é uma técnica de controle e alocação de custos que permite:

▪ identificar os processos e as atividades existentes nos setores produtivos, auxiliares ou administrativos de uma organização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com