TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DOS CÁLCULOS FINANCEIROS E DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA A TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL E COMPORTAMENTAL

Artigo: CONTRIBUIÇÕES DOS CÁLCULOS FINANCEIROS E DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA A TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL E COMPORTAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Com o surgimento de novas técnicas que são utilizadas no ponto de venda, e o constante aumento de concorrentes, surge também uma maior demanda no mercado, compreende se que o consumidor necessite de uma interação com o produto para sentir-se presente, num espaço voltado para suas necessidades e desejos. Criando um planejamento para garantir uma integração com base em um relacionamento estratégico entre fornecedor e ponto de venda, e assim com objetivo de ligar o cliente ao produto, com poder de tornar os produtos irresistíveis, que provocam desejos, necessidades e que vendem muito.

De acordo com Téboul (199, p22).

Estamos todos nos serviços hoje em dia, e no futuro estaremos bem mais. Estamos numa sociedade de serviços, consequência inevitável do grau elevado de personalização e de interação dentro de um meio desregulamentado e competitivo, onde os consumidores tornam se cada vez mais exigentes.

“A abordagem cognitiva considera o consumidor agindo racionalmente, segundo um processo decisório em que ele avalia as alternativas existentes e escolhe a que oferece melhor custo-benefício” (SCHIFFMAN; KANUK, 2000).

De acordo com Engel (2005).

Os modelos de processos de decisão do consumidor compreendem os seguintes estágios: o reconhecimento da necessidade, a busca de informações, a avaliação de alternativas pré- compra, compra, consumo, avaliação pós-consumo e descarte. À medida que vai se desenvolvendo, o processo sofre influências de naturezas diversas : socioculturais, pessoais (diferenças individuais), psicológicas, situacionais e estímulos de marketing.

2 DESENVOLVIMENTO

Para Kotler (1998, p. 192), “um centro de compras engloba todos os membros da organização que influenciam qualquer papel do processo de decisão de compra”.

Os elementos Mix de Comunicação de Marketing são conhecidos, porém eram tratados em separado. Hoje, é necessária a integração entre eles para se construir uma comunicação integrada eficiente que atinja o público-alvo com a maior eficácia possível. São eles: propaganda, promoção de vendas, marketing direto, marketing digital, relações públicas, venda pessoal, eventos e marketing interno.

A propaganda tem a função maior. Informar, persuadir e lembrar, pois é uma tarefa específica de comunicação a ser realizada para um público-alvo específico durante um determinado período. Vejamos os exemplos de cada um dos objetivos da propaganda.

De acordo com Blessa (2001, p.20)

Merchandising são técnicas, ações ou materiais promocionais utilizados no ponto de venda para proporcionar ao consumidor informação e visibilidade de marcas e produtos. Existe também o chamado merchandising editorial ou tie-in, que introduz de forma sutil produtos, serviços, marcas e empresas em programas de televisão, novelas e filmes, pois os considera um tipo especial de ponto de venda.

Segundo Blessa (2001, p.20)

Os materiais de ponto de venda e as ações promocionais desenvolvidas na loja constituem o que se denomina merchandising no ponto-de-venda. Têm por objetivo chamar a atenção do consumidor e influenciar as decisões de compra porque participam do “último estágio da comunicação mercadológica – a hora da compra”. Alguns exemplos de materiais de ponto de venda são: displays, cartazes, cartazetes.

Ambiente físico - muitas compras são influenciadas pelo ambiente do ponto-de-venda. O ambiente físico da loja é um composto de diversos fatores, tais como facilidade de acesso e estacionamento, fachada, leiaute, decoração, som, aroma, iluminação, materiais de ponto-de-venda, que geram uma atmosfera de compra, determinam uma maior ou menor permanência e gasto e influenciam o comportamento do consumidor no sentido de gerar ações de consumo.

“Os vendedores tem sua eficácia reconhecida nas últimas fases do processo de compra e representam importante papel quando utilizam estratégias de persuasão para influenciar a preferência e reforçar a convicção de comprar "(KOTLER, 2000).

Para Robinson apud Kotler (1998, p196).

Pressupõe-se que o vendedor seja um agente que pode influir na ampliação das alternativas pré-compra, pelo fato de poder apresentar produtos ou marcas desconhecidas ou não relembradas pelo consumidor e que podem influir na formação do conjunto de consideração; Para comprar os bens necessários para a empresa que trabalha, os compradores seguem um processo de compra, denominados fases de compra.

De acordo com Parente (2000).

Apresentação externa e leiaute da loja provocam um forte impacto na formação de sua imagem e são importantes para atrair os consumidores. As vitrines devem oferecer uma amostra representativa do sortimento e estimular a entrada na loja. A apresentação interna (corredores, pisos, temperatura, provadores, localização dos caixas, limpeza) deve criar um ambiente favorável à permanência prazerosa do consumidor. A apresentação dos produtos no interior da loja, dispostos em expositores adequados e com etiquetas de preço, visa facilitar a comunicação e o processo de compra (fornecendo alternativas para a decisão do consumidor).

“A promoção de Vendas define-se por si própria: é uma técnica de promover vendas. Promover implica fomentar, ser a causa, dar impulso, fazer avançar, provocar, diligenciar, desenvolver, originar, favorecer etc”. (FERRACIU, 1997, p. 9).

Importante para o processo de fidelização por incentivar a compra dos produtos, aproximar a empresa e o cliente, e destacá-la das outras por realizar uma abordagem diferenciada junto a seus consumidores. Oferecendo um incentivo para a venda, e agregando assim mais valor ao produto, a empresa destaca-se com força competitiva no mercado.

De acordo com Shimp (2002, p.440).

As promoções orientadas para o consumidor algumas vezes são incrivelmente bem-sucedidas e geram aumentos imensos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com