TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLADORIA

Artigos Científicos: CONTROLADORIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

1- Quais são os fatores principais que são os propulsores da controladoria.

-aumento em tamanho e complexidade das organizações;

-globalização física das empresas;

-crescimento nas relações governamentais com o negócio das companhias;

-aumento do número de fontes de capital.

2- O que você entendeu sobre o que é controladoria.

Controladoria pode ser entendida como o conjunto de princípios, métodos e procedimentos oriundos das ciências da administração, economia, psicologia, estatística, mas principalmente da contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidade de orienta-las para a eficácia.

3- Quais são as responsabilidades e as atividades básicas da controladoria, comente cada uma.

.Planejamento: estabelecer e manter um plano integrado para as operações consistentes com os objetivos e as metas da companhia, a curto prazo e a longo prazo, que deve ser analisado e revisado constantemente, comunicado aos vários níveis de gerência por meio de um apropriado sistema de comunicação.

2. Controle: desenvolver e revisar constantemente os padrões de avaliação de desempenho para que sirvam como guias de orientação aos outros gestores no desempenho de suas funções, assegurando que o resultado real das atividades esteja em conformidade com os padrões estabelecidos.

3. Informação: preparar, analisar e interpretar os resultados financeiros para serem utilizados pelos gestores no processo de tomada de decisão, avaliar os dados, tendo como referência os objetivos das unidades e da companhia; preparar as informações para uso externo para que atendam às exigências do governo, aos interesses dos acionistas, das instituições financeiras, dos clientes e do público em geral.

4. Contabilidade: delinear, estabelecer e manter o sistema de contabilidade geral e de custos em todos os níveis da empresa, inclusive em todas as divisões, mantendo registros de todas as transações financeiras nos livros contábeis de acordo com os princípios de contabilidade e com finalidades de controle interno. Preparar as demonstrações financeiras externas de acordo com as exigências do governo.

5. Outras funções: administrar e supervisionar cada uma das atividades que impactam o desempenho empresarial, como impostos federais, estaduais e municipais, envolvendo-se até mesmo com negociações com as autoridades fiscais, quando necessário.

Manter relacionamento adequado com os auditores internos e externos;estabelecer planos de seguro; desenvolver e manter sistemas e procedimentos de registro.

4- Quais são as principais características da controladoria.

ter objeto de estudo próprio; os eventos econômicos e as mutações patrimoniais;

-utilizar-se de métodos racionais; identificação, mensuração, registro de partidas dobradas, comunicação;

-estabelecer relações entre os elementos patrimoniais, válidas em todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com