TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORAL CORNER E EQUIPAMENTO LOCAL

Artigo: CORAL CORNER E EQUIPAMENTO LOCAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Artigo  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

ELTON CESAR GEISS

RA: 1150497

CANTO CORAL E TÉCNICA VOCAL

Atividade 1: síntese da Unidade 1

Vilhena-RO

2014

Canto

Canto significa emitir sons usando suas cordas vocais, de forma harmoniosa e mantendo o mesmo tom na sua voz durante a execução desses sons, falando uma música, obedecendo seu esquema de divisão rítmica, harmonia, melodia, dinâmica, tom, etc... É uma serie de sons emitidos pela voz humana e ou por algumas aves. Cantar é expressar os seus sentimentos, angustias e alegrias através da voz, mas cientificamente falando cantar é fazer com que as cordas vocais vibrem intensamente.

O "Canto coral" é o conjunto de atividades ligadas a um coro ou a uma capela. Ainda que afeito à música, o canto coral vai além das questões musicais e converte-se numa atividade que envolve a sociologia, a psicologia, a antropologia, a fonoaudiologia e outras ciências afins.

Coral é formado por 10 ou mais pessoas trabalhando vozes diferentes divididos por naipes femininos e masculinos como, Tenor, barítono, baixo, soprano, mezzo e contralto.

Técnica vocal é a habilidade que um cantor deve ter para cantar com uma boa sonoridade, afinação precisa, intensidade, e acima de tudo, man¬ter a saúde vocal.

A regência coral tomou forma pela primeira vez quando um dos cantadores do coro assumiu o papel de regente e orientou ou conduziu os demais no ato de cantar, conforme a sua vontade.

Um Grupo de pessoas que formam um coral necessita de uma pessoa pra reger de forma seria e a mesma será responsável pelos ensaios e a técnica vocal do grupo.

Conceitos: O regente que trabalhara no coral é importante ele saber os conceitos básicos como técnica vocal e regência coral com o aperfeiçoamento necessário nos conceitos chaves:

Técnica vocal: Higiene vocal, aquecimento vocal e respiração.

Regência coral: técnica de regência, escolha de repertório e dinâmica de ensino.

Canto coral nos espaços diferentes: Educação Musical, canto coral como ferramenta educativa, canto na educação e de idosos.

O Desenvolvimento da Música Vocal no Decorrer da História

Podemos definir a cronologia da historia da musica em seis períodos, Música antiga, Barroco, Renascentista, clássico, romantismo, moderna e contemporânea.

Desde os primórdios dos tempos o homem se expressa musicalmente através de manifestações, por meio da voz provavelmente coletivamente, em ritos tribais. Cantamos desde que nascemos.

O canto coral acontece quando temos um agrupamento de pessoas com a finalidade de cantar juntas, iniciando-se primeiramente com o ato de cantar em si para depois o canto coletivo, podemos supor que foi por meio da voz que isso aconteceu, pois a voz é o instrumento natural que todo o se humano carrega se manifestando assim através da fala e do canto.

O coral mais antigo registrado vem da Grécia citados no livro de versos e Ilíada.

Na música grega havia uma união entre poesia música e dança por meio da voz a tragédia era cantada, não havia construções de acordes como hoje.

A palavra coral originou-se do grego Khoros que denominava um grupo de pessoas que participavam das encenações das tragédias pessoas que cantavam e dançavam juntas. Na idade média a história da música coral se fundiu com o cristianismo confundindo-se com a história da igreja cristã, onde o canto gregoriano foi base da música litúrgica, o nome canto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com