TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Local

Casos: Desenvolvimento Econômico Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O entendimento da realidade na perspectiva da dimensão sistêmica passa pela compreensão das categorias marxistas, a análise de processos que configuram a dinâmica do capitalismo mundial refletem suas consequências dentro do universo econômico e social. Nesse sentido, o processo histórico que deu origem as diferentes nações e sua forma de inserção no mercado capitalista mundial influenciam na sua atuação e seu poder de influência na coordenação do sistema e a sobrevivência deste, gerando tensões de ordem publica econômica, política e militar, assim potencializando o desenvolvimento local das cidades, municípios e interior, através das políticas publicas vocação econômica e as divergências que impedem um plano de desenvolvimento eficaz para a sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O FENÔMENO DA REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAS

A Reestruturação Capitalista ainda esta em curso, implicando em mudanças nas relações sociais e econômicas. Essa reestruturação trata-se de um processo amplo que impacta de diferentes formas os Estados Nacionais, e deve ser analisada a partir da conjuntura mundial.

No início da década de 1970 predominaram as expectativas de que o processo econômico e social teria continuidade. As crises do sistema monetário Internacional e do Petróleo, que ocorreram no início da referida década, foram vistas inicialmente por muitos como tendo um caráter essencial conjuntural. No entanto, contrariando as expectativas inicias, a década de 70 acabou se caracterizando pela estagnação econômica, pela aceleração do processo inflacionário, ou seja, pela estagflação, pela elevada taxa de desemprego e pelo acirramento da luta de classes. Diante da polêmica rapidamente explicitada acima, assumimos a visão moderada tanto no ponto de vista econômico quanto político colocando como objetivo principal os Estados Nacionais. Embora tenha entrado num longo processo de transformações vinculadas a globalização, em todos os aspectos é ator principal e fundamental na economia mundial e que apenas começa a sofrer limitações em sua soberania e autonomia decisória.

2.1.1 POLÍTICAS BRASILEIRAS E AÇÕES EMPREGADAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL DO MUNICÍPIO DE PARINTINS

Os elementos que compõem o conceito de políticas publicas são as esferas do poder públicos: nível federal, estadual, municipal e os de conteúdos temáticos que são; política econômica, social: saúde, educação, assistência social, e etc. Estas políticas são aplicadas de formas variadas, pondo em vista o município de Parintins, tem como foco principal, propiciar o bem estar social e o desenvolvimento integrado em todo o território municipal, através de ações, desenvolvimento no contexto regional, estadual e federal, orientações da distribuição espacial da população, das atividades econômicas, equipamentos e serviços públicos conforme as diretrizes: do crescimento, vocação, infra-estrutura, recursos naturas e culturas.

O Desenvolvimento econômico no município de Parintins, entendido em sua ampla vinculação com o desenvolvimento social, tem o compromisso com a continua melhoria na qualidade de vida da população com base nos princípios de sustentabilidade e desenvolvimento local com as seguintes ações: dinamizar a geração de emprego e renda; desenvolver as potencialidades nos setores primário; secundário e terciário de todo município; consolidar a posição do município como “ Centro de referencia no Turismo e Cultura”; fortalecer e difundir a cultura empreendedora ; aperfeiçoar continuamente o modelo adotado a partir da perspectiva sistêmica, considerando os desafios do crescimento econômico, a qualificação social e o respeito ao ambiente.

2.1.1.1 BARREIRAS E VOCAÇÃO EMPREGADA PARA A ECONOMIA DO MUNICIPIO

Dentro do quadro de planejamento e desenvolvimento econômico de Parintins destaca-se: Harald Dinelly Aves de Souza, coordenador de indústria e comercio do município, com ensino superior em Administração, assessor da coordenação municipal de esporte e lazer, chefe Operacional da Defesa Civil municipal.

O mesmo destaca que as barreiras existem porque não ha uma relação no consenso entre o Prefeito, vereadores e a sociedade para empregar estes planos que continuam em falácias e no papel sendo que precisam ser postos em pratica. Em visar às melhorias para a economia no comercio, indústrias, pecuária e turismo no município que tem a vocação econômica potencializada pela pecuária, alem de desenvolver o turismo como base de sustentação econômica, Parintins também desponta como parque industrial mais desenvolvido do interior, contando com fabricas, usinas de beneficiamento, estaleiros, serrarias, olarias e marcenarias. A pesca também possui um dos principais entrepostos de comercialização no Estado, voltado tanto ao consumo local, quanto a exportação para outros municípios.

Para que se tenha potencialidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com