TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORRENTES FILOSÓFICAS

Exames: CORRENTES FILOSÓFICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Disciplina de História e Filosofia da Ciência

CORRENTES FILOSÓFICAS:

Com base nos textos enviados vamos responder:

1) Dar um conceito ou características, para cada um das correntes filosóficas.

2) Citar um representante de cada uma das correntes filosóficas.

3) Dadas às características de cada uma das correntes filosóficas e com base nos seus conhecimentos sobre ciência, como pode ser entendida a produção de conhecimento (a ciência) em cada uma delas?

“Quando Marx propõe a emancipação do proletariado”

“Quando John Locke propõe Liberdade econômica e Igualdade perante a lei”

“Quando Augusto Comte sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.”

4) Qual a grande marca que temos da influência do positivismo no Brasil.

5) O que mais lhe chamou a atenção em cada uma das correntes.

Respostas:

1- O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais criadas primeiramente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Embasado no conceito materialista e no confronto de ideias da História interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes.

O Liberalismo é um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Os liberais são contra ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.

O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.

O Neoliberalismo é um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Começou na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento abusivo no preço do petróleo.

No Positivismo abandonou-se a busca pela explicação de fenômenos externos, para buscar explicar coisas presentes na vida do homem. Criado pelo francês Auguste Comte (1798-1857), que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos.

2- Marxismo: Karl Marx

Liberalismo: John Locke

Neoliberalismo: Milton Friedman

Positivismo: Augusto Comte

3- “Quando Marx propõe a emancipação do proletariado”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com