TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRACK: A PEDRA QUE DERRUBA A FAMÍLIA E A PIRÂMIDE SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: CRACK: A PEDRA QUE DERRUBA A FAMÍLIA E A PIRÂMIDE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  4.006 Palavras (17 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL

BASE DE PESQUISA EXCLUSÃO SOCIAL SAÚDE E CIDADANIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL EOUTRAS DROGAS

KÁTIA BENJAMIN VARGAS DUARTE

CRACK: A PEDRA QUE DERRUBA A FAMÍLIA E A PIRÂMIDE SOCIAL

NATAL - RN

OUTUBRO / 2012

KÁTIA BENJAMIN VARGAS DUARTE - PSICÓLOGA

CRACK: A PEDRA QUE DERRUBA A FAMÍLIA E A PIRÂMIDE SOCIAL

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Especialização em Prevenção ao uso do álcool e outras drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN como requisito parcial à obtenção do título de Especialista.

Orientador: Prof. Doutor João Dantas Pereira

NATAL – RN

Outubro/ 2012

CRACK: A PEDRA QUE DERRUBA A FAMÍLIA E A PIRÂMIDE SOCIAL

Kátia Benjamin Vargas Duarte

[...] não pergunte o que realmente sou; qual o meu verdadeiro eu; o que de essencial existe em mim. Pergunte como posso redescrever-me, de maneira a viver uma vida melhor ou mais bela.

Richard McKay Rooty

RESUMO

O uso do Crack e outras drogas vêm crescendo nacional e internacionalmente e tem sido considerado um problema de saúde pública. A proposta desta revisão bibliográfica tem como objetivo precípuo uma análise de conteúdo qualitativo descritivo a fim de identificar quais estratégias de intervenção, prevenção e programas de tratamento estão sendo direcionadas a essa clientela. Foram utilizadas as bases de dados da SciELO, sendo selecionada uma amostra de 35 artigos, publicados no período de 2001 a 2012 por pesquisadores do Brasil e com resumo no idioma português. Os estudos encontrados referem-se aos conceitos de comportamentos, evolução do consumo do crack, estratégias de controles de usuários e ex-usuários, alterações neuropsicológicas, transtornos relacionados ao uso de substâncias, comportamento sexual, acessibilidade, estratégias de mercado, formas de uso e suas complicações biopsicossociais. Freqüentemente citado foi fissura (craving) alguns se restringindo a desejo, e outros, considerando-o não só como desejo, mas como antecipação do resultado positivo do uso da substância e alívio dos sintomas de abstinência. Diante das características da população vários estudos foram realizados para contribuir com programas de prevenção e tratamento, entretanto deve-se dar atenção ao indivíduo em sua particularidade, mas é preciso considerar os componentes psicossociais relacionados ao uso do crack, para ações efetivas e abrangentes o que torna necessária a realização de mais pesquisas quanto a estratégias de tratamento direcionadas a essa clientela. Ressalta-se que ações preventivas nem sempre se mostram eficazes, isto porque não consideram todos os fatores necessários para implantá-los de maneira adequada.

Palavras-chave: crack, fissura (craving), estratégias de intervenção, prevenção, componentes psicossociais.

ABSTRACT

The use of crack and other drugs are growing nationally and internationally and it is considered a public health problem. The purpose of this literature review has as a main objective the qualitative-descriptive content analysis to identify which intervention strategies, prevention and treatment programs have been addressed to this population. It was used the databases SciELO, and selected a sample of 35 articles, published between 2001 to 2012 by researchers from Brazil and summaries in Portuguese language. Papers reviewed speak about types of behaviors, trends in crack consumption, users and ex-users control strategies, neuropsychological disorders, others substance use disorders, sexual behavior, accessibility, market strategies, ways to use and their bio-psychosocial consequences. Craving is frequently cited, some restrict it to desire and others considering it not only as a desire, but a anticipation to the positive result of using those substances and relief of withdrawal symptoms. Given the characteristics of the population several studies have been conducted to contribute to prevention and treatment programs. In the meantime, special attention should be given to the individual particularly, however, it is necessary considers the psychosocial components related to crack uses for comprehensive and effective actions which becomes necessary to carry out more research on the treatment strategies addressed to this population. It emphasizes that preventive actions are not always fully effective because it does not consider all the necessary factors to deploy them properly.

Keywords: crack, craving, intervention strategies, prevention, psychosocial components.

INTRODUÇÃO

Estudos mostram que o crack chegou ao Brasil ao início da década de 1990 e se disseminou inicialmente em São Paulo e vêm crescendo nacional e internacionalmente. Derivado da cocaína, mais barato e de fácil acesso o crack é uma mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada. É uma forma “impura de cocaína” e não um subproduto.

A droga se apresenta na forma de pequeninas pedras e é até cinco vezes mais potentes do que esta última. Seu nome procede do verbo "to crack" que, em inglês, significa “quebrar” devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais ao serem queimados. E uma substância psicoativa de ação estimulante do sistema nervoso central. A forma básica de consumir é pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com