TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES BRICOS - BRASIL

Artigo: CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES BRICOS - BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Artigo  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES DO BRICS - BRASIL

2.1 O desempenho da economia brasileira em 2012 só superou o dos países europeus, combalidos pela crise financeira. A alta de 0,9% da atividade econômica empata com a Alemanha e ganha de Portugal (-3,2%), Itália (-2,2%), Espanha (-1,4%), Reino Unido (-0,1%) e França (+0,1%), segundo dados selecionados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A economia mundial, por sua vez, cresceu 3,2%.

O PIB brasileiro foi o menor entre os países do grupo dos Brics e também perdeu para o do México. A Rússia cresceu 3,4% em 2012, a Índia, 5%, a China, 7,8%, e a África do Sul, 2,5%. Já o México apresentou crescimento de 3,9% no ano passado. Nos Estados Unidos, o PIB deve ter crescido 2,2% em 2012.

Dados econômicos apontam que no Brasil, o IDH passou de 0,52 em 1980 para 0,73 em 2012. Existem interpretações dos resultados do nosso IDH como sendo puxado para baixo pela educação. Contudo, por outro lado, não podem deixar de admitir que historicamente o impacto da educação no IDH é um dos que mais avançou nas ultimas décadas, 128%. Passamos de 2,6 anos de estudo em 1980 para 7,2 anos de estudo em 2012.

Se analisado o impacto do aumento da renda da população, outro componente do IDH, será notado que avançou bem menos, apenas 14%, ou seja, a renda per capita passou de 7.317 dólares (em 1980) para 10.152 dólares (em 2012) .

. Condições de Trabalho: Sexta maior economia do mundo, o Brasil ainda está entre os cem países com os piores indicadores de trabalho escravo, segundo o primeiro Índice de Escravidão Global. Ao analisar os mais de 140 países em desenvolvimento, a OIT identificou que melhorias das condições de trabalho tendem a estar associadas à redução de desigualdades. De acordo com a organização, os países que fizeram investimentos nessa área desde o início da década de 2000 cresceram, a partir de 2007, um ponto percentual a mais do que os que não investiram. "Melhorar a qualidade dos empregos também é essencial para combater o desemprego, tanto de jovens quanto de adultos, problemas de muitas economias emergentes e países em desenvolvimento", disse o diretor do Departamento de Pesquisa da OIT, Raymond Torres

Educação: Diversas vezes apontado como exemplo positivo, o Brasil conseguiu atingir as metas de "educação primária universal" e "habilidade de jovens e adultos", contudo, ainda precisa avançar para melhorar a qualidade do ensino e diminuir os índices de analfabetismo. Treze milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever, o que faz do Brasil o oitavo país com maior número de analfabetos.

O Brasil ainda continua Plano Nacional de Educação desde 2011. O primeiro, aprovado em 2001, teve vigência de dez anos. O novo texto que tramita no Congresso Nacional estabelece 21 metas para aprimorar a educação no país. "O problema principal a ser considerado é o prazo. O Congresso ainda não cumpriu com sua competência de aprovação do plano e precisa ser mais ágil", considera Fortes.

Hábitos de Consumo: No Brasil, a venda de bolo pronto industrializado subiu 4,2 ponto percentual entre 2013 e o ano anterior; na Argentina, congelados passaram de 4,3 ponto percentual; na Colômbia, tira manchas aumentou em 5,3 ponto percentual; no México, chá gelado bateu 12,6 ponto percentual e no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com