TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANÇA, MOVIMENTO E ESPORTE

Dissertações: CRIANÇA, MOVIMENTO E ESPORTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

Ao falarmos na relação da criança com a iniciação desportiva, não podemos esquecer que o desempenho técnico de uma criança está diretamente ligado às suas possibilidades motoras, ou seja, para exercer total domínio sobre as técnicas individuais de um desporto, faz-se necessário que a criança tenha total domínio sobre seus movimentos.

As atividades desportivas e corporais, embutidas nas práticas regulares de educação física e na iniciação desportiva, aguçam de forma direta os domínios cognitivos e psicomotores da criança, e como sabemos, criança é “movimento”. Sendo assim, nada mais adequado do que utilizar-se do movimento como meio de permitir a criança expressar-se livremente, pondo em prática toda a sua criatividade. A educação através do movimento, além de ser a base da educação física generalizada, tem uma relação bem intima com a iniciação desportiva, uma vez que, a criança bem desenvolvida no aspecto psicomotor, responde melhor aos estímulos à sua volta; o que facilita o aprendizado das técnicas específicas de um desporto.

Aprender a praticar um desporto, seria aprender a utilizar técnicas corporais básicas adequadas às características especificas de uma modalidade desportiva, é essencialmente uma aprendizagem corporal e motora.

A INICIAÇÃO DESPORTIVA

Devemos respeitar as fases de maturação da criança e a possibilidade de realização dos exercícios, partindo da hipótese de que, no principio, e principalmente nas três primeiras categorias, são completamente normais as ações descoordenadas e sem precisão, sendo que o importante é dar-lhes o maior numero de movimentos (informações motoras) possíveis, como forma de buscar fortalecer os gestos desportivos corretos. É a fase mais trabalhosa e também a mais gostosa do trabalho. É onde se busca, dentro de seu devido tempo, acompanhar o crescimento da criança ao mesmo tempo em que se policia seus gestos desportivos, fazendo a listagem de problemas e de suas correções ordenadas, buscando obter um bom gesto desportivo para que se possibilite uma excelente automatização dos movimentos. Assim, estar atento às qualidades e aos defeitos de cada um, bem como à orientação, no sentido de chamar a atenção para a concentração do que se está fazendo, são também aspectos muito importantes nessa fase de iniciação.

Importante para que a criança aprenda a conhecer a si mesma, o seu corpo, a conviver em grupo, a ter uma postura madura frente às adversidades, a sentir o gosto da vitoria e da derrota, de jogar, a viver um dia de cada vez, num processo de incorporação de valores morais constante. Não é importante o titulo na competição, e sim o ensinamento progressivo das particularidades do Futsal, dos fundamentos, dos sistemas básicos, regras. Não há por que se impor esses conteúdos imediatamente. É preciso permitir que ela aprenda a aprendê-los fazendo, vivenciando. Nem sempre o melhor professor ou técnico de Futsal é aquele que trabalha com categorias menores é o campeão. Melhor é aquele que, com os olhos na formação, respeita as etapas de desenvolvimento da criança e lhe propicia condições de construir idéias e valores, aprender e continuar a praticar o Futsal por muitos anos.

EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

Educação psicomotora seria todo um conjunto de ações pedagógicas e psicológicas, distribuídas ordenadamente, utilizando os meios da educação física, com o objetivo de equilibrar e melhorar o comportamento motor da criança em relação ao seu universo. É a base da ação educativa e do processo de aprendizagem, através dos quais a criança possa vir a exercer bom domínio sobre seus comandos-motores, sensórios-motores e perceptivo-motores, utilizando-os como instrumentos de facilitação para o desenvolvimento de hábitos motores, sobre os quais se estruturam as ações mais complexas futuramente utilizadas.

A educação psicomotora deve adequar-se aos níveis de maturação biológica da criança, não devendo ser exigido da mesma, a realização de determinadas ações motoras sem antes lhe proporcionar experiências intermediarias capazes de dar sustentação à execução dessas ações.

O aprendizado é uma constante na vida do indivíduo, e é determinante situar que a faixa etária compreendida entre os quatro e doze anos, é considerada de grande importância no desenvolvimento motor da criança, pois é a partir daí que se inicia a formação do acervo motor, onde a incorporação gradual de novas estruturas psicomotoras e a reavaliação de experiências adquiridas melhoram sensivelmente todo o esquema corporal da criança.

A CRIANÇA DOS QUATRO AOS DOZE ANOS

Ao interagir com crianças dentro dessa faixa etária, faz-se necessário identificar seus interesses, necessidades, possibilidades, anseios e dificuldades, para a partir daí estabelecer a proposta de ensino.

A criança tem seu mundo próprio onde vive de forma unitária e integral, interessando-se pelo seu bem estar e das pessoas à sua volta, vendo tudo com afeição e simpatia. Respeitar seus limites, suas possibilidades e saber identificar suas características básicas de comportamento nas diferentes faixas etárias, em muito facilita a relação educador-educando no processo de ensino.

A CRIANÇA DE QUATRO ANOS

Reproduz tudo que ouve e vê, tendo o corpo como instrumento de comunicação, sua musculatura de pernas é mais independente capaz de andar com ritmo alternado de passos, não exerce controle sobre a unilateralidade. Se interessa por atividades tipo correr, saltar, trepar, sendo bastante expansiva. Sua capacidade de concentração é menor. Maior facilidade em executar movimentos amplos, equilíbrio em desenvolvimento (estático e dinâmico).

A CRIANÇA DE CINCO ANOS

Tem como referencia o lar e os pais, apresentando traços de possessividade em relação às coisas que as cercam, sua capacidade de concentração é maior, estando aberta a receber instruções de forma a satisfazer-se pessoalmente, e ao mesmo tempo, buscar ter aceitação em seu ambiente social. Aponta trações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com