TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?

Trabalho Escolar: CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 5

USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METRÓPOLES?

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O uso do crack está relacionado a uma série de malefícios para saúde. O perfil predominante dos usuários de crack são homens jovens de classe socioeconômica baixa e poucos anos de educação formal, freqüentemente desempregados.

O contexto cultural e social deve ser valorizado quando se procura compreender o fenômeno da dependência química. Propagandas anti-drogas parecem ser eficazes, particularmente, para aqueles que nunca experimentaram determinado tipo de droga. Para isso é necessário conhecimento do perfil, condições e motivações que levam uma determinada população a iniciar um tipo específico de substância psicotrópica.

O usuário de crack apresenta sintomas que influenciam na vida dos mesmos.

O uso de drogas, principalmente o crack, tem ultrapassado todas as expectativas sociais, econômicas, nacionais e políticas, podendo ser acarretado por vários fatores, entre eles a curiosidade e a falta de informação. A carência de estratégias governamentais que possam garantir prevenção e combate ao uso do crack, aumenta ainda mais o número de usuários.

O trabalho do assistente social é muito importante porque busca encontrar as causas e ou razões visando à

crítica da realidade social, já que o problema é social, econômico e cultural. As condições de determinada região determinam a desigualdade entre as pessoas, por isso, muitos são cidadãos diminuídos ou incompletos.

DESENVOLVIMENTO

O uso de drogas acompanha o homem desde a Antiguidade, variando com o tempo e com a cultura nos últimos anos, observa-se o crescimento espantoso de dependência do crack, o que constitui, hoje, problema mundial de Saúde Pública. No entanto, torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias de tratamento para quadros de abuso de drogas como crack, maconha e o álcool.

Não trago afirmativas conclusivas, mas, na perspectiva a que se propõe esse colóquio, traço um pensamento reflexivo e especulativo (....) Não dá para combater as drogas apenas colocando policias à e esse? Não tenho respostas e acho que procura de usuários e traficantes. A sociedade como um todo deve questionar-se que fenômeno esta duvida nos bastam (CAVALCANTE, 2003).

Os dependentes químicos estão mais acessíveis que a população geral a uma quantidade de fatores que visam risco a sua saúde física e mental, bem como causam transtornos para seus familiares e para sociedade por freqüentemente se envolverem em atividades ilícitas ou criminosas, pois mortes por homicídio em usuários de crack são bem mais comum que na população

geral.

Pode-se afirmar que o uso do crack é um grande problema de saúde pública tanto no Brasil quanto no mundo, onde estão conseqüentemente associados à violência e a criminalidade tanto no ambiente social quanto familiar.

O alto índice do crack está altamente associado com comportamentos violentos e criminais, como acidentes de trânsito e violência familiar, principalmente entre indivíduos com histórico de agressividade e com complicações médicas e psiquiátricas, elevando drasticamente os índices de morbidade e mortalidade (Chalub & Telles, 2006; Kolling, Silva, Carvalho, Cunha & Kristensen, 2007; Nassif, 2004).

Na realidade um atendimento de qualidade é essencial para a população de usuários de crack no Brasil, assim como seus familiares.

A utilização de drogas que conseguem modificar o estado psicológico do ser humano ocorre em todas as culturas e são bem conhecidas desde a antiguidade, que de costume eram agregadas a rituais.

Qualquer substancia que consegue alterar o humor é considerada psicoativa (droga), tanto sendo prescrita como ilícito o que resulta na vulnerabilidade fisiológica e social de cada um.

É importante saber que, o início de uso de substâncias psicoativas se dá na própria residência, com substâncias lícitas. As comemorações familiares costumam oportunizar especialmente o uso de tabaco e de

álcool, frequentemente presentes até mesmo em festas de primeiro ano de vida das crianças da família.

“O uso contínuo de drogas pode queimar etapas na vida de um jovem, fazendo com que ele envelheça no único lugar em que não é permitido envelhecer no território da emoção. Infelizmente, a dependência de drogas tem gerado velhos em corpos de jovens (CURY, 2000)”.

O crack é uma droga tão devastadora que pode viciar logo na primeira vez. O cérebro sofre danos irreparáveis, a saúde fica debilitada e a vida se transforma em momentos intermináveis de dor e sofrimento. São comuns as mortes causadas diretamente pelo uso do crack, como também são comuns os assassinatos nos acertos de conta entre traficantes e usuários, além dos inúmeros casos de violência doméstica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com