TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIATIVIDADE UNIDADE WEB

Exames: CRIATIVIDADE UNIDADE WEB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  4.053 Palavras (17 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 17

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A partir da definição oferecida na Unidade de que “(...) no contexto da inovação é que para que as inovações possuam aplicabilidade mercadológica, devem estar diretamente ligadas ao empreendedorismo”. É a visão empreendedora de construir, apreciar e capitalizar uma oportunidade de transformação que poderá conceder sucesso à inovação. (“...) Desta forma, o desafio dos órgãos de fomento é compatibilizar as inovações com o empreendedorismo para gerar tecnologias que se antecipem às demandas reais e potenciais do mercado e sejam propulsoras do desenvolvimento.” (MASSENA e RODRIGUES, 2006).

Isto posto, e tendo por base o conteúdo da Unidade 4, selecione a mais provável razão do porque Leonardo Da Vinci, não obteve sucesso em implementar suas criações tal como: helicóptero, paraquedas, planador e esquemas de produção e controle de movimentos em artefatos robotizados.

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Seus inventos não atendiam necessidades prementes;

Resposta Correta: a.

Seus inventos não atendiam necessidades prementes;

Feedback da resposta: É certo que o baixíssimo nível de fomento e ou financiamento à tecnologia no tempo de Da Vinci de outro lado, e de outro, a ausência de infraestrutura tecnológica suporte aos seus inventos, fossem os reais motivos para o não sucesso do nosso personagem, em sua época. Porém, entre as alternativas oferecidas todas se fazem negativar exceto a primeira alternativa. Razão, necessidade ou premência em se desenvolver um paraquedas quando inexiste o avião, como exemplo verificador.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

“Existem firmas que inovam e diferenciam produtos em todos os setores da indústria brasileira.

A inovação tecnológica e a diferenciação de produto é uma estratégia competitiva

Perseguida pelas firmas brasileiras independente do setor industrial. Esta estratégia

garante à firma presença mais virtuosa e competitiva no mercado doméstico e também

contribui para a obtenção de preço-prêmio nas exportações.”

http://www.ipea.gov.br/Destaques/ resumo _denegri.pdf

Ao mencionar inovação tecnológica e diferenciação de produtos, não é considerada como tal:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Alterações de estilo;

Resposta Correta: b.

Alterações de estilo;

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Alterações de estilo;

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

“Clusters (...) incluem vantagens decorrentes(1) da existência de um denso mercado local de mão de obra especializada; (2) das facilidades de acesso a fornecedores de matérias primas, componentes, insumos e serviços especializados e, muitas vezes, também de máquinas e equipamentos, e (3) da maior disseminação local de conhecimentos especializados que permitem rápidos processos de aprendizado, criatividade e inovação.

Segundo:http://www.redetec.org.br/publique/media/Clusters%20baseados%20em%20Inova%C3%A7%C3%A3o.pdf, em 15.02.2011, 11:55.

A partir do texto e do conhecimento adquirido na Unidade Estratégias Competitivas em Mercados, podemos afirmar que a maior razão da existência de um Cluster e pelo (a):

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Empresas partilharem um mesmo setor.

Resposta Correta: c.

Empresas partilharem um mesmo setor.

Feedback da resposta: Embora quase sempre exista similaridade das práticas produtivas, tal e qual dividirem o mesmo ambiente produtivo; incrementarem em conjunto a qualidade dos ambientes; partilharem por sinergia de ganhos tecnológicos a resposta é: Empresas partilharem um mesmo setor. Setor é a condição sine qua non para o nascimento do Cluster, por definição.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

“No período pesquisado a participação das companhias inovadoras no total das empresas industriais se manteve constante em relação às pesquisas anteriores: a taxa de inovação foi de 33,4% no triênio 2003-2005, contra 33,3% no triênio 2001-2003 e 31,3% no triênio 1998-2000 (...) A taxa de inovação também aumentou, mas ela é um índice delicado, porque mascara o crescimento do número absoluto de empresas inovadoras. No Brasil, mais de 80% das empresas são pequenas e médias, exatamente as que menos inovam. Como há uma alta correlação entre inovação e tamanho da empresa.” em: http://www.inovacaotecnologica.com.br /noticias/noticia.php?artigo=010175070801

Se a taxa de inovação é a taxa que mede a relação de empresas que realizaram algum tipo de inovação, no total das empresas. Porque o texto nos quer alertar da “delicadeza do índice”?

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Porque a amostragem devesse considerar índices em função do tamanho das empresas;

Resposta Correta: e.

Porque a amostragem devesse considerar índices em função do tamanho das empresas;

Feedback da resposta: Pois que, em tendo as grandes empresas, historicamente um maior investimento em inovação de um lado e as pequenas e médias não, a medição em um único índice, todos os tipos de empresas, pode distorcer (como faz) eventuais crescimento comparados.

• Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com