TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISE MUNDIAL DE 2008

Artigos Científicos: CRISE MUNDIAL DE 2008. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 4

A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL DE 2008.

Trabalho apresentado para avaliação do primeiro semestre do curso de Processos Gerenciais à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador:

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus e também nosso Orientador, que esteve sempre disponível para nos conduzir a conclusão deste de forma completa e coerente.

E ainda a atenção de nossos colegas para a apresentação deste.

EPÍGRAFE

“Descobrir consiste em olhar para o que todo mundo está vendo e pensar uma coisa diferente.”

Roger Von Oech.

RESUMO

ABSTRACT

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, demonstrar as causas e consequências da crise econômica mundial em 2008.

Como início deste, demostramos a linha histórica dos acontecimentos, procurando demonstrar de forma simples e clara o que ocasionou esta crise, onde se deu seu início e as suas consequências.

De maneira simples e objetiva, segue abaixo as considerações realizadas a respeito do assunto.

1. CRISE ECONÔMICA MUNDIAL EM 2008.

1.1. Onde tudo começou

Os ataques de 11 de setembro têm a ver com isso. "Depois da ofensiva terrorista, o governo americano se envolveu em duas grandes guerras, no Iraque e Afeganistão, e começou a gastar mais do que deveria", diz Simão Davi Silber, professor do departamento de economia da Universidade de São Paulo (USP). Para piorar a situação, ao mesmo tempo em que o país investia dinheiro na guerra, a economia interna já não ia muito bem - uma das razões é que os Estados Unidos estavam importando mais do que exportando. Em vez de conter os gastos, os americanos receberam ajuda de países como China e Inglaterra. Com o dinheiro injetado pelo exterior, os bancos passaram a oferecer mais crédito, inclusive a clientes considerados de risco.

1.2. Crise do Subprime

A crise do subprime foi desencadeada em 2006, a partir da quebra de instituições de créditodos Estados Unidos que concediam empréstimos hipotecários de alto risco (em inglês:subprime loan ou subprime mortgage), arrastando vários bancos para uma situação deinsolvência e repercutindo fortemente sobre as bolsas de valores de todo o mundo. A crise foi revelada ao público a partir de fevereiro de 2007, culminando na Crise econômica de 2008.[17][18]

Subprimes são créditos bancários de alto risco, que incluem desde empréstimos hipotecários até cartões de créditos e aluguéis de carros, eram concedidos, nos Estados Unidos, a clientes sem comprovação de renda e com histórico ruim de crédito – a chamada clientela subprime. As taxas de juros eram pós-fixadas, isto é, determinadas no momento do pagamento das dívidas. Por esta razão, com a disparada dos juros nos Estados Unidos, muitos mutuários ficaram inadimplentes, isto é, sem condições de pagar as suas dívidas aos bancos.

1.3. Bolha Imobiliária

Aproveitando-se da grande oferta a baixas taxas de juros, os consumidores compraram muito, principalmente imóveis, que começaram a valorizar. "A expansão do crédito financiou a bolha imobiliária, já que a grande procura elevou o preço dos imóveis", diz Silber. Porém, depois disso, chegou uma hora em que a taxa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com